DOCUMENTO DO MÊS: Grupo de Trabalho Clóvis Moura 03/11/2022 - 14:09

 

O fundo documental PB 068 (Grupo de Trabalho Clóvis Moura) contempla uma documentação relativamente recente que foi produzida conjuntamente por diversas Secretarias.

Em 05 de abril de 2005, através da Resolução Conjunta 01/2005-SEED–SEEC–SEAE–SEMA-SECS e em cumprimento ao Decreto Federal nº 4.887, de 20 de novembro de 2003, que regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos, foi criado o Grupo de Trabalho Clóvis Moura no Estado do Paraná. Esse trabalho resultou na publicação de três livros e a documentação produzida originou o fundo PB 068, integrante do acervo do Arquivo Público do Paraná.

O fundo contém questionários, laudos técnicos, relatórios e levantamentos socioeconômico e educacional de diversas Comunidades Remanescentes de Quilombolas e de Comunidades Negras Tradicionais localizadas no Paraná.

O registro de informações dessas Comunidades é extremamente relevante, pois comprova esse importante aspecto da História do Paraná: de que existiam negros e escravos na região. A historiografia oficial por muito tempo acabou reforçando a ideia de um Estado construído e constituído essencialmente por imigrantes europeus. Nas últimas décadas, no entanto, outras fontes demonstraram que essa narrativa não condizia com a realidade do Paraná. O Grupo de Trabalho Clóvis Moura, mais especificamente, durante as suas atividades na primeira metade dos anos 2000, descobriu dezenas de quilombolas a mais do que se supunha inicialmente.

Essa documentação está digitalizada e disponível no site do Arquivo Público, através da busca pelos itens documentais:

https://www.administracao.pr.gov.br/ArquivoPublico/Pagina/Pesquisa-por-Itens-Documentais-Documentador