DOCUMENTO DO MÊS: Mapa agrícola do Paraná 30/03/2022 - 13:00

A Seção de Documentação Permanente do Arquivo Público do Paraná possui uma mapoteca enxuta, com 137 mapas e 216 plantas. Essa documentação, que contempla essencialmente os territórios do Paraná, da região Sul e da América do Sul, possui temáticas diversas, retratando os locais com um viés histórico, físico, rodoviário, topográfico e/ou hidrográfico.

Oriundos de fundos documentais distintos, que foram reunidos devido à sua tipologia, as plantas e mapas aqui reunidos têm um recorte temporal do século XVII ao XX.

Como documento do mês foi escolhido esse Mapa Agrícola do Paraná abaixo, promovido pelo Ministério da Agricultura em 1928 e distribuído gratuitamente. Este mapa possui várias informações sobre o Estado paranaense, como as características dos terrenos ao norte, sul e litoral; as culturas; altitudes; temperaturas médias e área cultivada.

Pertencente ao fundo documental PB 023, referente ao Departamento Administrativo do Oeste do Paraná, é possível observar no mapa que a região oeste possuía menos incidência de culturas, tendo mais ervais, pinheirais e madeiras de lei. Os cultivos concentram-se mais na região litorânea, sudeste e nordeste do Estado.