DOCUMENTO DO MÊS: Padrões das Medidas de Capacidade 15/12/2021 - 16:09

Antes da introdução do Sistema Métrico, eram utilizadas outras unidades de medida em Portugal e algumas colônias portuguesas, na qual inclui-se o Brasil. A metrologia tradicional portuguesa teve influências romana, árabe e europeia.

Desde o século XIV, diferentes sistemas de pesos e medidas coexistiram em diversas localidades do território português. Gradualmente esses padrões foram uniformizados, seguindo os modelos utilizados por Lisboa.

Posteriormente, no século XIX, o Império português começou a avaliar a introdução do sistema métrico decimal francês. Em 1859, esse sistema métrico tornou-se obrigatório e exclusivo.

No Brasil, o Imperador D. Pedro II promulgou a Lei Imperial nº 1157 em 26 de junho de 1862, substituindo o antigo sistema pelo sistema métrico decimal francês, com um prazo de 10 anos para a substituição total do sistema.

Illmo. Exmo

A Camara Municipal desta Cidade Cumprindo com o disposto por V. Ex. ordenado em Portaria de 19 de Setembro proximo faz chegar as mãos de V. Ex. a relação dos Padroes das Medidas de Capacidade usadas neste Municipio.

Deos Guarde a V. Ex.ça

Paço da Camara Municipal da Cidade da Ponta Grossa em Sessão ordinária de 10 de Outubro de 1865.

Ex.mo Sens. Dor. André Augusto de Padua Fleury,

Presidente da Província do Paraná

Candido Xavier de Almeidª e Souza Presid

José Joaquim Perª Branco

Sebastião José de Madureira

Antonio Dias Bap

José da Rocha Ferrª Carvaes

Manoel Anto dos Santos

Relação das medidas uzadas no Município de Ponta Grossa

PESO LÍQUIDOS COMPRIMENTO SECAS
Arroba 32 libras Medidas ou Canada 4 quartilhos Legoa 3000 braças Alqueire 4 quartas
Libra 4 quartas Quartilho 1 garrafa Braça 10 palmos Quarta 8 salamins
Quartas 4 onças     Vara 5 palmos Meia Quarta 4 selamins
Onça 8 oitavas     Côvado 3 palmos Selamins
Oitava 72 grãos     Linha 12 pontos
        Pollegada 12 linhas

Palmo 8 pollegadas

Sala das Sessões da Câmara Municipal da Cidade de Ponta Grossa em Sessão ordinaria de 18 de Outubro de 1865.

Candido Xavier de Almeida Souza Presid

José Joaquim Pereira Branco

Sebastião José de Madureira

Antonio Dias Baptista