PUBLICAÇÃO DE BOLETIM DA UFPR SOBRE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PRESENTES NO DEAP 04/04/2023 - 17:44

imagem mostrando a capa do jornal a traça

 

O Centro de Documentação e Pesquisa em História da Educação (CDPHE) da Universidade Federal do Paraná elabora mensalmente um Boletim do Projeto de Extensão Histórias e Memórias sobre Educação, denominado A Traça.

Neste último mês de março, foi publicado um Boletim com Possibilidades de fontes para a História da Educação no Arquivo Público do Paraná.

Desenvolvido por Bruno Augusto Pedroso de Souza, então estagiário de História do Arquivo Público (DEAP) e integrante deste projeto de extensão, o Boletim contempla alguns fundos documentais do acervo do DEAP que possuem documentação sobre educação, discorrendo sobre eles e ilustrando com documentos do acervo.

São fundos variados, com origens e recortes temporais distintos e que possuem tipos documentais diversos também: há telegramas, documentos escolares oficiais, desenhos de alunos, fotografias, além de material bibliográfico concernente à temática da Educação.

O Boletim com Possibilidades de fontes para a História da Educação no Arquivo Público do Paraná está disponível para download em PDF no seguinte link: https://educacao.ufpr.br/wp-content/uploads/2023/03/a-traca-de-marco_compressed.pdf

Nele, inclusive, há informações de como realizar pesquisa no Arquivo Público e ter acesso a essa documentação.

Para quem tem interesse em checar as outras edições do Boletim A Traça, elas estão disponíveis aqui: https://educacao.ufpr.br/centro-de-documentacao-e-pesquisa-em-historia-da-educacao/publicacoes-do-cdphe/