Acervo Documental e Guia de Fundos

Acervo Documental

O acervo do Arquivo Público do Paraná é constituído de aproximadamente 7000 metros lineares de documentos de caráter administrativo-legal (Arquivo Intermediário) e 4.500 metros lineares de caráter histórico-cultural (Arquivo Permanente). Os documentos históricos constituem cerca de 18%.

Um dos documentos mais antigos é datado de 1697 e trata do inventário de bens de Baltazar Carrasco dos Reis, um dos primeiros povoadores dos campos de Curitiba. A maior parte do acervo, entretanto, pertence aos séculos XIX e XX, constituindo-se em importante fonte de conhecimento sobre o desenvolvimento social, econômico, político e administrativo do Paraná.

Para facilitar o acesso à documentação o Arquivo Público do Paraná disponibiliza instrumentos de pesquisa diversos, como: catálogos temáticos, índices alfabéticos, cronológicos e temáticos.

Baseado no levantamento da História Administrativa do Paraná - publicação do Arquivo Público -, nos requisitos técnicos das Normas Geral Internacional de Descrição Arquivística - ISAD(G) e Brasileira de Descrição Arquivística - Nobrade, o acervo histórico está passando por uma mudança na metodologia de descrição, substituindo as coleções temáticas por fundos de arquivo, com a finalidade de aperfeiçoar e dar consistência à pesquisa.

 

Guia de Fundos

O Guia de Fundos, versão online, é um instrumento de pesquisa que oferece ao usuário uma visão panorâmica dos fundos de arquivos (conjuntos documentais produzidos ou acumulados por entidades públicas, empresas privadas e/ou indivíduos no curso das atividades finalísticas e recolhidos ao Arquivo Público do Paraná para guarda, preservação e acesso), com a função de explorar e disponibilizar a potencialidade do acervo.

Em 2002 foi elaborada e publicada a primeira versão do Guia de Fundos do Arquivo Público do Paraná, que tem sido atualizado de acordo com os parâmetros da Norma Brasileira de Descrição Arquivística - Nobrade, sugerida pelo Conselho Nacional de Arquivos e Arquivo Nacional.