Microrregião da Lapa - Lapa - CRQ Feixo

CRQ COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA DO FEIXO

Juvenal Pedroso, filho de Vitalino Pedroso e de Vitória Barbosa e Silvia Ferreira relatam que seus antepassados: tataravós, bisavós e avós, nasceram e morreram nas terras do Feixo e eram escravizados pela família Braga. Dos Braga receberam um pedaço de terra mas mesmo depois da abolição, continuaram trabalhando para a referida família e ficaram morando no local, mas cada um sabia qual era o seu pedaço.

O casal relata que anteriormente só moravam os negros na localidade e que hoje não é mais assim, pois com o passar do tempo, as terras foram ficando poucas, pois foram sendo ocupadas por imigrantes europeus: antes “não tinha branco por aqui, era só o negro”, diz Juvenal. “Os mais antigos contavam que a vida era pesada, porque aquele que não podia trabalhar ficava com fome, porque o dono achava que tava com preguiça. Não tinha horário de trabalho, se o dono queria, os negros amanhecia e anoitecia trabalhando e os que morria de tanto trabaiá, os dono trocava por outros que comprava e assim ia.”, conclui.

Outra história é a da Dona Ana Maria e de seu irmão Dórico: também eles continuam em terra que foi dos antepassados e hoje é da geração dela, do irmão: os filhos, os netos e os bisnetos, no lugar chamado “os Paiol”, núcleo do Feixo; esta comunidade, formada pelos descendentes da Dona Ana Maria e do Seu Dorico não tem documentos da terra, somente a posse.

Os papéis da terra da Dona Ana Maria e dos seus descendentes estão nas mãos de uma pessoa que efetuou uma permuta com ela: “trocou as terras dela lá de cima, com as terra dele aqui embaixo, só que ela não sabe nem qual era o tamanho da terra!”