Microrregião de Ibaiti - Curiúva - CRQ Água Morna

CRQ COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA ÁGUA MORNA

 
Comunidade Água Morna
 Localizados a 12 quilômetros da sede do município estão os negros que foram escravizados na fazenda Água Morna e que receberam parte desta como herança. As famílias da comunidade descendem daqueles escravizados que ficaram com as terras e dos negros que foram chegando em busca de liberdade e de terra para plantar.

A história da comunidade está viva na memória dos quilombolas. Djair Alves de Lima relata que seus bisavós vieram de muito longe. Ela sempre se perguntava de onde teriam vindo e sua sogra dizia que vieram de Castro liderados pelo bisavô Maurício, por João Santana de Oliveira e sua esposa Maria da Luz, pessoas mais velhas e que foram escravizadas. Relata ainda que a avó Benedita dizia que todas aquelas mulheres eram negras da Costa.

  
Comunidade Água Morna

Na lembrança da comunidade estão os relatos dos antepassados sobre a guerra do Paraguai: “A mãe velha Benedita contava que a “mãe Romana” que era mãe do vovô Maurício “ajudou a vencer” a Guerra do Paraguai” Dizem, “foi um tempo doloroso; as mães escondiam os filhos em tocas, cavernas e em casa de pedra levando alimento escondido, aos pouquinhos.”. “A “mãe Romana” lutou na Guerra com navalha na mão e no vão dos dedos dos pés” (em golpes de capoeira?), diz Djair Alves de Lima.

As roças são comunitárias onde cultivam feijão, milho e arroz. A pesca em rio é feita com anzol e os moradores afirmam que atualmente existe pouco peixe. Padroeiros: Nossa Senhora da Conceição e São Roque. Festas tradicionais: Romaria de São Gonçalo, Romaria de São João, Romaria de São Roque e Recomenda das Almas.

 

 

 

GALERIA DE IMAGENS

  • Água Morna
    Água Morna
    Cleonice, liderança na comunidade, seu esposo e os dois filhos.Pesquisa: Cristina de SouzaFoto: Jorge F. de SouzaData: 17/12/2009
    Água Morna
    Água Morna
    Cleonice, liderança na comunidade, seu esposo e os dois filhos.Pesquisa: Cristina de SouzaFoto: Jorge F. de SouzaData: 17/12/2009