Microrregião de Ibaiti - Curiúva - CRQ Guajuvira

CRQ COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA GUAJUVIRA

 
Comunidade Guajuvira
 Os habitantes da comunidade que fica a seis quilômetros da sede do município de Curiúva têm na memória a história da terra na qual habitam, terra herdada da fazenda Guajuvira.

Laura Rodrigues Ferreira, moradora, relata que a sua avó, mãe de seu pai Tomé Rodrigues Ferreira, era chamada de Dona Rita Francisca, dos Impossíveis. Rita Francisca, que como sua mãe foi escravizada na referida fazenda, recebeu esse nome pois sua mãe era fiel devota de Santa Rita dos Impossíveis. Ocorre que o fazendeiro se apaixonou pela jovem menina quando a mesma estava mais ou menos com treze anos, casou-se com ela, vindo a morrer pouco mais tarde. Após morte do marido Rita Francisca libertou os negros escravizados acolhendo os que vinham da região. As famílias negras da 
Comunidade Guajuvira

comunidade são descendentes de Rita Francisca que adotando a devoção materna, realizava festas em homenagem a Santa Rita dos Impossíveis todos os anos.

Em tributo à matriarca, o grupo construiu uma capela para Santa Rita mas muitos negros do local consideram a própria Rita Francisca como a santa padroeira da comunidade. Atualmente criam animais para consumo e cultivam milho, feijão, arroz, mandioca, abóbora, amendoim e batata -doce.

 

 

GALERIA DE IMAGENS

  • Crianças chegando da escola
    Entrada principal
    Casa Laura Rodrigues Ferreira
    Crianças chegando da escola
    Entrada principal
    Casa Laura Rodrigues Ferreira