Sede atual Arquivos Público

Arquivos Público Sede Atual

 

A sede atual do Arquivo Público possui 12 áreas de guarda de documentos que podem abrigar até 13 mil metros lineares de documentos, ambientes próprios para as atividades de higienização e reparos, de microfilmagem e digitalização, sala de consultas e serviço de biblioteca, auditório, área administrativa, ambiente para cursos e oficinas e Espaço Cultural,  totalizando 5.600 m².

O projeto arquitetônico seguiu as recomendações técnicas voltadas para a conservação, guarda e manutenção do patrimônio documental - responsabilidade  inerente aos arquivos. Deu-se especial atenção ao planejamento das áreas de guarda dos documentos que possuem janelas com a entrada de luz solar controlada com filtros UV, climatizadas com controle de temperatura e umidade relativa do ar e sistema de detecção e alarme de incêndio.

O mobiliário das áreas de guarda - estantes deslizantes abertas - foi escolhido considerando tanto a economia de espaço como as recomendações de preservação. As estantes possuem revestimento especial com tratamento antiferruginoso e por serem abertas possibilitam a ventilação adequada dos documentos o que evita a proliferação de fungos. Este tipo de mobiliário permite a expansão da capacidade da guarda.