Com teletrabalho, eProtocolo recebe 20 mil novos usuários
04/06/2020 - 14:57

Há um ano e meio em pleno funcionamento, o eProtocolo tem sido um grande aliado na tramitação de processos e prestação de serviços públicos durante esse período de isolamento social. Entre janeiro e maio foram mais de 20 mil novos usuários e a utilização do sistema teve um crescimento médio de 55,8% em comparação ao mesmo período do ano passado. O número de protocolos digitais no Estado já passa de um milhão.

“O eProtocolo já era uma ferramenta eficiente na entrega de resultados, e durante essa pandemia a utilização tem sido de grande ajuda para dar continuidade às ações e serviços na administração pública”, diz o diretor-geral da Secretaria de Estado da Administração e Previdência, Bráulio Cesco Fleury.

O Estado intensificou a implantação da digitalização do sistema desde o início do ano passado. Dessa forma, quando a pandemia foi declarada no país e no mundo, o Paraná já estava preparado para interromper muitos dos atendimentos presenciais. Hoje, há 115.190 usuários cadastrados no eProtocolo, e são gerados em média 17.635 uploads de documentos por dia.

“Muitos órgãos aderiram à tela de cadastro do cidadão para evitar o atendimento presencial. Com isso, aumentaram as consultas ao sistema e-Protocolo através do PIÁ”, explica a coordenadora do eProtocolo, Talita Arantes. Ela acrescenta ainda que a média para a conclusão de protocolos digitais é de 23 dias.

BENEFÍCIOS – O eProtocolo é uma ferramenta que propicia a integração dos órgãos por meio de um sistema único de protocolo e arquivo que tem como objetivo agilizar e dar segurança ao serviço prestado ao usuário.

O sistema digitalizado tem colaborado ainda na redução considerável de gastos com reprografia, papeis, impressões, digitalização e armazenamento dos documentos. Só no ano passado, a economia passava de R$ 1,1 milhão. A medida afeta diretamente a economia sustentável com a redução de árvores derrubadas e da poluição. Entre os benefícios da funcionalidade estão a transparência, eficiência, acessibilidade, desburocratização e redução do uso de materiais, mão de obra e serviços de malote.

SISTEMA – Qualquer pessoa pode se cadastrar no eProtocolo para iniciar demandas junto ao Governo do Paraná ou para consultar o andamento de solicitações. Para cidadãos em geral, é preciso efetuar um cadastro no Paraná Inteligência Artificial (PIÁ). A plataforma permitirá que o cidadão tenha acesso a serviços, de forma ágil e personalizada.

Com o cadastro feito no PIÁ, basta acessar o site do eProtocolo, selecionar a opção SMS e seguir as orientações. O cadastro dos servidores públicos e usuários externos devem ser atualizados pelo Gestor de Acesso do Órgão ao qual pertencem, de acordo com as atividades que desempenharem em sua unidade administrativa.

O eProtocolo é utilizado por fornecedores licitantes; servidores ativos, inativos e seus dependentes; órgãos de controle; órgãos de outros Poderes; e conselhos estaduais. O sistema possui ferramentas intuitivas e de fácil manuseio.