Você já se perguntou quem mantém a salvo registros importantes sobre a nossa história? Quem organiza, protege e também garante o acesso à documentação que preserva e constitui a memória de uma sociedade ou instituição?
São os arquivistas, profissionais comprometidos com a preservação da memória. No dia 20 de outubro, é celebrado o Dia Nacional do Arquivista, data que remete à proposta de criação do primeiro Arquivo Público do Império, em 1823, por José da Costa Carvalho. Décadas mais tarde, foi regulamentada oficialmente como profissão, em 6 de novembro de 1978.
Mas afinal, o que faz um arquivista?
Mais do que guardar documentos antigos, ele é responsável por toda a gestão do patrimônio documental arquivístico, garantindo que as informações sejam tecnicamente preservadas com autenticidade, integridade e acessibilidade. Seu trabalho permite que documentos estejam disponíveis ao longo do tempo, mantendo a História viva e ao alcance de todos.
E não pense que eles lidam apenas com o passado! Os arquivistas também olham para o futuro. Com a crescente produção de conteúdos digitais, esses profissionais atuam ativamente na gestão de documentos digitais e nato-digitais, organizando, classificando e preservando informações em diversos suportes e formatos. Tudo isso para garantir que, mesmo daqui a décadas, esses registros ainda possam ser acessados com segurança e confiabilidade.
Agora que você conhece um pouco mais sobre essa profissão essencial, aproveitamos para desejar um feliz dia a todos os arquivistas! Que seu trabalho continue sendo valorizado e reconhecido por sua importância na construção e preservação da nossa memória.



