CRQ COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA APEPÚ

CRQ COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA APEPÚ

Situada no município de São Miguel do Iguaçú, tem como cidade mais próxima, distante 20 quilômetros, Santa Teresinha de Itaipu. A comunidade escolheu o nome de Apepú em referência a um tipo de laranja, abundante na região. Dona Aurora Correia, filha de Djanira Rafaela e de Florentino Correia, conta que a História da Comunidade está no livro da história de Foz do Iguaçu. Seu pai, Florentino Correia, nascido em 1901, veio ainda em criança, antes de 1905, para Apepú com seus pais.

O avô de Dona Aurora iria trabalhar na instalação da linha telegráfica que ia até Foz do Iguaçu. Quando terminaram de instalar a linha este ganhou oitenta alqueires de terras onde hoje é São Miguel do Iguaçú. Dessas terras restaram apenas vinte alqueires, pois no decorrer do avanço da fronteira agrícola no sudoeste foram-lhe tomando/”comprando” pedaço por pedaço. Outros percalços aconteceram durante a revolução de 1924 quando tanto os revolucionários quanto tropas do governo tomavam o que queriam dos moradores, e mesmo as forças do governo dando recibo do que levavam para pagar depois da revolução, nunca pagaram.

A locomoção até a cidade mais próxima é a cavalo ou a pé. O cultivo mais importante para a alimentação é o milho. Para venda o cultivo é de soja cujo produto é vendido para uma cooperativa. A principal dança para a comunidade é o fandango.
 

GALERIA DE IMAGENS

  • CRQ - Apepu
    Dona Aurora (sentada),  liderança na Comunidade
    CRQ - Apepu
    Dona Aurora (sentada),  liderança na Comunidade