Departamento de Arquivo Público – DEAP
Ao Departamento de Arquivo Público (DEAP) compete a administração da política de arquivos relativa ao patrimônio documental do Estado, por meio da gestão de acervos públicos, em conformidade com a legislação federal e estadual vigentes; o gerenciamento e a coordenação do Programa de Gestão de Documentos do Estado do Paraná; a organização, a guarda, a gestão, a conservação e a preservação de documentos públicos que, por sua importância, originalidade, natureza ou valor histórico requeiram procedimentos técnicos específicos, a fim de promover o acesso rápido e seguro às informações de interesse da administração pública e do cidadão; a expedição de certidões, a reprodução e a disponibilização para consultas dos documentos sob sua guarda, conforme solicitação e necessidade dos órgãos públicos, entidades privadas e demais interessados; o desempenho de outras atividades correlatas.
O Arquivo Público do Paraná foi criado pela Lei nº 33, sancionada pelo 1º Presidente da Província do Paraná, Conselheiro Zacarias de Góes e Vasconcellos, em 7 de abril de 1855. Denominado "Archivo Publico Paranaense", tinha como finalidade reunir a memória impressa e manuscrita sobre a história e geografia do Paraná. Funcionou por todo o período provincial (1855-1889) junto ao Palácio da Presidência , onde foi instalada a Secretaria do Governo Provincial.
Transformações político-econômicas ao longo do tempo ampliaram a máquina administrativa e consolidaram a burocracia estatal. Consequentemente, cresceu o volume da documentação produzida e recebida pelo poder público, ampliando as funções do Arquivo.
No âmbito administrativo, desde a sua criação, o Arquivo Público do Paraná recebeu diferentes denominações e pertenceu a diversas secretarias.
Em 1909, estava subordinado à Secretaria do Interior, Justiça e Instrução Pública e recebeu a denominação de "Repartição de Estatística e Arquivo Público do Paraná", em razão de ter anexado às suas funções o Serviço de Estatística do Estado.
Sob a Lei nº 6.636, de 29 de novembro de 1974, passou a denominar-se Departamento de Arquivo e Microfilmagem – DAMI, centralizando todo o serviço de produção e reprodução micrográfica da Administração Pública.
Desde 1987, sob a Lei nº 8.485, de 3 de junho, denomina-se Departamento Estadual de Arquivo Público – DEAP, subordinando-se à Secretaria de Estado da Administração, hoje Secretaria de Estado da Administração e da Previdência.
Sua primeira sede foi na Rua XV de Novembro. A segunda na Avenida Mal. Floriano Peixoto. Em terreno da Rua dos Funcionários foram edificadas e adaptadas sedes em 1960, 1978 e 2001.
Hoje, além de reunir a documentação referente à memória do poder público, tem a responsabilidade de executar a administração da política relativa ao patrimônio documental do Estado. Por meio da organização, guarda e conservação dos documentos gerados pelo Poder Executivo, promove o acesso rápido e seguro às informações de interesse da administração pública e do cidadão.
DIREÇÃO
Kassia Cavalari Basso
kassia.cavalari@seap.pr.gov.br
(41) 3521-9101
DIVISÃO DE ARQUIVO E DOCUMENTAÇÃO - DAD
SETOR ADMINISTRATIVO - ADM
deap.adm@seap.pr.gov.br
Almir Lemos Junior
(41) 3521-9105
Carlos Eduardo Aparecido dos Santos
(41) 3521-9102
Celso Gomes de Carvalho
(41) 3521-9112
Fabricio André Baggio
(41) 3521-9111
Gabriel Kaspchak
(41) 3521-9103
José Bento da Silva
(41) 3521-9112
Priscila Carlins
(41) 3521-9132
Major Rodrigo Sasso
(41) 3521-9102
Larissa Menezes de Assis
(41) 3521-9102
Ricardo André Borges
(41) 3521-9102
Gabriela Marques dos Santos
(41) 3521-9102
SEÇÃO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO - SGI
PROGRAMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS- PGD (ARQUIVISTAS)
deap.pgd@seap.pr.gov.br
Denise Cristina Mansur
(41) 3521-9124
Marcelo Fernandes Rodrigues
(41) 3521-9127
Roberto dos Santos Silva Filho
(41) 3521-9128
Caio Fernandes Monteiro
(41) 3521-9122
José Casteliano Pereira
(41) 3521-9113
Lucas Emanuel Sartori Buono
(41) 3521-9134
Augusto Pedroso de Souza Garcia
(41) 3521-9122
SEÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO INTERMEDIÁRIA – SDI
SERVIÇO DE PROTOCOLO – SP
sdi.arquivo@seap.pr.gov.br
Fabricio André Baggio
(41) 3521-9111
SEÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO PERMANENTE - SDP
SERVIÇO DE ACESSO À INFORMAÇÃO - SAI
consultasai@seap.pr.gov.br
Aline Liz Mariana Ferreira
(41) 3521-9109
Dora Silvia Hackenberg
(41) 3521-9109
Juliana Cristina Manera da Silva
(41) 3521-9121
Hugo Felipe Frison
(41) 3521-9121
Emili Beatriz Julio
(41) 3521-9110
Henrique Araújo Alvim
(41) 3521-9110
SEÇÃO DE PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS – SPD
deap.preservacao@seap.pr.gov.br
Natália Vicente Montanha Teixeira
(41) 3521-9107
Ana Paula Joukoski
(41) 3521-9119
César Augusto de Carvalho
(41) 3521-9113
Sabrina Maria da Silva
(41) 3521-9125
Willian Henrique Odreski
(41) 3521-9125
SERVIÇO DE CONSERVAÇÃO DE DOCUMENTOS - SCD
Kaike Eduardo Soares
(41) 3521-9118
Valdir Luiz Andrade
(41) 3521-9118
SERVIÇO DE REPROGRAFIA DE DOCUMENTO - SRD
Paulo Siqueira Buono
(41) 3521-9107
Telefone geral para todos os servidores: (41) 3521-9100