Departamento de Arquivo Público – DEAP

Ao Departamento de Arquivo Público (DEAP) compete a administração da política de arquivos relativa ao patrimônio documental do Estado, por meio da gestão de acervos públicos, em conformidade com a legislação federal e estadual vigentes; o gerenciamento e a coordenação do Programa de Gestão de Documentos do Estado do Paraná; a organização, a guarda, a gestão, a conservação e a preservação de documentos públicos que, por sua importância, originalidade, natureza ou valor histórico requeiram procedimentos técnicos específicos, a fim de promover o acesso rápido e seguro às informações de interesse da administração pública e do cidadão; a expedição de certidões, a reprodução e a disponibilização para consultas dos documentos sob sua guarda, conforme solicitação e necessidade dos órgãos públicos, entidades privadas e demais interessados; o desempenho de outras atividades correlatas.


 
Histórico do DEAP

O Arquivo Público do Paraná foi criado pela Lei nº 33, sancionada pelo 1º Presidente da Província do Paraná, Conselheiro Zacarias de Góes e Vasconcellos, em 7 de abril de 1855. Denominado "Archivo Publico Paranaense", tinha como finalidade reunir a memória impressa e manuscrita sobre a história e geografia do Paraná.  Funcionou por todo o período provincial (1855-1889) junto ao Palácio da Presidência , onde foi instalada a Secretaria do Governo Provincial.

Transformações político-econômicas ao longo do tempo ampliaram a máquina administrativa e consolidaram a burocracia estatal. Consequentemente, cresceu o volume da documentação produzida e recebida pelo poder público, ampliando as funções do Arquivo.

No âmbito administrativo, desde a sua criação, o Arquivo Público do Paraná recebeu diferentes denominações e pertenceu a diversas secretarias. 

Em 1909, estava subordinado à Secretaria do Interior, Justiça e Instrução Pública e recebeu a denominação de "Repartição de Estatística e Arquivo Público do Paraná", em razão de ter anexado às suas funções o Serviço de Estatística do Estado. 

Sob a Lei nº 6.636, de 29 de novembro de 1974, passou a denominar-se Departamento de Arquivo e Microfilmagem – DAMI, centralizando todo o serviço de produção e reprodução micrográfica da Administração Pública. 

Desde 1987, sob a Lei nº 8.485, de 3 de junho, denomina-se Departamento Estadual de Arquivo Público – DEAP, subordinando-se à Secretaria de Estado da Administração, hoje Secretaria de Estado da Administração e da Previdência.

Sua primeira sede foi na Rua XV de Novembro. A segunda na Avenida Mal. Floriano Peixoto. Em terreno da Rua dos Funcionários foram edificadas e adaptadas sedes em 1960, 1978 e 2001.

Hoje, além de reunir a documentação referente à memória do poder público, tem a responsabilidade de executar a administração da política relativa ao patrimônio documental do Estado. Por meio da organização, guarda e conservação dos documentos gerados pelo Poder Executivo, promove o acesso rápido e seguro às informações de interesse da administração pública e do cidadão.

 
Equipe

arquivopr@deap.pr.gov.br

(41) 3352-2299


Direção:

Isabela Resende Damiani

isabeladamiani@seap.pr.gov.br

 

DIVISÃO DE ARQUIVO E DOCUMENTAÇÃO - DAD

 

 

SEÇÃO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO – SGI

  • Programa de gestão de documentos (PGD)

Gilberto Martins Ayres

gilberto.ayres@seap.pr.gov.br

Denise Cristina Mansur

denise@seap.pr.gov.br

 


SEÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO INTERMEDIÁRIA – SDI

  • Serviço de Protocolo (SP)

Marco Antônio da Silva

foxmarco@seap.pr.gov.br

 

 

SEÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO PERMANENTE - SDP

Marina Braga Carneiro

marinabraga@seap.pr.gov.br

 

 

SERVIÇO DE ACESSO À INFORMAÇÃO - SAI

Dora Silvia Hackenberg

dorash@seap.pr.gov.br

Fabricio André Baggio

fabricio.baggio@seap.pr.gov.br

Juliana Cristina Manera da Silva

julianacms@seap.pr.gov.br

 

 

SERVIÇO DE BIBLIOTECA - Biblioteca Mbá de Ferrante

Thais Regina Franciscon de Paula

thaisregina@seap.pr.gov.br

 

 

SEÇÃO DE PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS – SPD

Natália Vicente Montanha Teixeira

nvmteixeira@seap.pr.gov.br

 

 

SERVIÇO DE CONSERVAÇÃO DE DOCUMENTOS – SCD

José Ribeiro dos Santos Filho

josesantosfilho@seap.pr.gov.br

Valdir Luiz Andrade

valdirlandrade@seap.pr.gov.br

 

 

SERVIÇO DE REPROGRAFIA DE DOCUMENTO - SRD

Ana Paula Joukoski

anapaula@seap.pr.gov.br

Antônio Moreira dos Santos Neto

antoniomsn@seap.pr.gov.br

Paulo Siqueira Buono

paulo.buono@seap.pr.gov.br

 

Telefone geral para todos os servidores: (41) 3352-2299

www.arquivopublico.pr.gov.br