Departamento de Arquivo Público – DEAP
Ao Departamento de Arquivo Público (DEAP) compete a administração da política de arquivos relativa ao patrimônio documental do Estado, por meio da gestão de acervos públicos, em conformidade com a legislação federal e estadual vigentes; o gerenciamento e a coordenação do Programa de Gestão de Documentos do Estado do Paraná; a organização, a guarda, a gestão, a conservação e a preservação de documentos públicos que, por sua importância, originalidade, natureza ou valor histórico requeiram procedimentos técnicos específicos, a fim de promover o acesso rápido e seguro às informações de interesse da administração pública e do cidadão; a expedição de certidões, a reprodução e a disponibilização para consultas dos documentos sob sua guarda, conforme solicitação e necessidade dos órgãos públicos, entidades privadas e demais interessados; o desempenho de outras atividades correlatas.
O Arquivo Público do Paraná foi criado pela Lei nº 33, sancionada pelo 1º Presidente da Província do Paraná, Conselheiro Zacarias de Góes e Vasconcellos, em 7 de abril de 1855. Denominado "Archivo Publico Paranaense", tinha como finalidade reunir a memória impressa e manuscrita sobre a história e geografia do Paraná. Funcionou por todo o período provincial (1855-1889) junto ao Palácio da Presidência , onde foi instalada a Secretaria do Governo Provincial.
Transformações político-econômicas ao longo do tempo ampliaram a máquina administrativa e consolidaram a burocracia estatal. Consequentemente, cresceu o volume da documentação produzida e recebida pelo poder público, ampliando as funções do Arquivo.
No âmbito administrativo, desde a sua criação, o Arquivo Público do Paraná recebeu diferentes denominações e pertenceu a diversas secretarias.
Em 1909, estava subordinado à Secretaria do Interior, Justiça e Instrução Pública e recebeu a denominação de "Repartição de Estatística e Arquivo Público do Paraná", em razão de ter anexado às suas funções o Serviço de Estatística do Estado.
Sob a Lei nº 6.636, de 29 de novembro de 1974, passou a denominar-se Departamento de Arquivo e Microfilmagem – DAMI, centralizando todo o serviço de produção e reprodução micrográfica da Administração Pública.
Desde 1987, sob a Lei nº 8.485, de 3 de junho, denomina-se Departamento Estadual de Arquivo Público – DEAP, subordinando-se à Secretaria de Estado da Administração, hoje Secretaria de Estado da Administração e da Previdência.
Sua primeira sede foi na Rua XV de Novembro. A segunda na Avenida Mal. Floriano Peixoto. Em terreno da Rua dos Funcionários foram edificadas e adaptadas sedes em 1960, 1978 e 2001.
Hoje, além de reunir a documentação referente à memória do poder público, tem a responsabilidade de executar a administração da política relativa ao patrimônio documental do Estado. Por meio da organização, guarda e conservação dos documentos gerados pelo Poder Executivo, promove o acesso rápido e seguro às informações de interesse da administração pública e do cidadão.
DIREÇÃO
Isabela Resende Damiani
isabeladamiani@seap.pr.gov.br | (41) 3521-9101
DIVISÃO DE ARQUIVO E DOCUMENTAÇÃO - DAD
Carlos Eduardo Aparecido dos Santos
carloseduardo.santos@seap.pr.gov.br | (41) 3521-9102
Gabriel Kaspchak
gabriel.kaspchak@seap.pr.gov.br | (41) 3521-9103
SEÇÃO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO - SGI
PROGRAMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS- PGD
Gilberto Martins Ayres
gilberto.ayres@seap.pr.gov.br | (41) 3521-9114
Denise Cristina Mansur
denise_mansur@seap.pr.gov.br | (41) 3521-9112
Thais Regina Franciscon de Paula
thaisregina@seap.pr.gov.br | (41) 3521-9112
SEÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO INTERMEDIÁRIA – SDI
SERVIÇO DE PROTOCOLO – SP
Marco Antônio da Silva
foxmarco@seap.pr.gov.br | (41) 3521-9116
SEÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO PERMANENTE - SDP
Aline Liz Mariana Ferreira
alinelizferreira@seap.pr.gov.br | (41) 3521-9109
SERVIÇO DE ACESSO À INFORMAÇÃO - SAI
Dora Silvia Hackenberg
dorash@seap.pr.gov.br | (41) 3521-9109
Juliana Cristina Manera da Silva
julianacms@seap.pr.gov.br | (41) 3521-9109
Fabricio André Baggio
fabricio.baggio@seap.pr.gov.br | (41) 3521-9111
SEÇÃO DE PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS – SPD
Natália Vicente Montanha Teixeira
nvmteixeira@seap.pr.gov.br | (41) 3521-9107
SERVIÇO DE CONSERVAÇÃO DE DOCUMENTOS - SCD
José Ribeiro dos Santos Filho
josesantosfilho@seap.pr.gov.br | (41) 3521-9118
Valdir Luiz Andrade
valdirlandrade@seap.pr.gov.br | (41) 3521-9118
SERVIÇO DE REPROGRAFIA DE DOCUMENTO - SRD
Ana Paula Joukoski
anapaula@seap.pr.gov.br | (41) 3521-9107
Paulo Siqueira Buono
paulobuono@seap.pr.gov.br | (41) 3521-9107
José Bento da Silva
josebs@seap.pr.gov.br | (41) 3521-9117
Celso Gomes de Carvalho
celsogcarvalho@seap.pr.gov.br | (41) 3521-9117
Telefone geral para todos os servidores: (41) 3521-9100