Microrregião da Lapa - Lapa - CRQ Vila Esperança

CRQ COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA DA VILA ESPERANÇA

A comunidade é formada por descendentes de negros que foram escravizados em fazendas da região e que receberam terras na comunidade do Feixo. Segundo seus relatos a sua presença nesta Vila Esperança está fundamentada na negociação realizada com um fazendeiro lindeiro.

Às suas terras que lhes propôs as permutarem com outras que ele daria, com casas em alvenaria e com banheiros, construídas por ele, tudo totalmente legalizado, com documentos das terras. Após efetuarem a troca e deixarem as terras que possuíam ancestralmente no Feixo, viram que o fazendeiro nada cumpriu do que prometeu em relação a construção das casas nem forneceu os documentos da terra permutada, que depois se descobriu ser uma “invasão” quanto as terras ancestrais “permutadas” contam que ele declara as haver comprado mas não as pagou, também.

As casas são cobertas por telha mas na maioria delas o piso é de terra batida. Os moradores cultivam plantas medicinais e o cultivo mais importante para alimentação da comunidade é de mandioca e de abóbora. Os quilombolas da comunidade cuja padroeira é Imaculada Conceição, contam com os cuidados da benzedeira Augusta Martins e da parteira Maria Silva Santos.

Na atualidade há relato de casos de jovens sendo aliciadas por casas de prostituição estabelecidas no município de Araucária e de que na própria Vila Esperança uma estaria se estabelecendo.