SEAP inicia ciclo de capacitações para Núcleos de Recursos Humanos do Estado 11/04/2024 - 15:10

Com o objetivo de fortalecer e aprimorar o atendimento aos servidores públicos do Poder Executivo Estadual, a Secretaria da Administração e da Previdência, por meio da Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, iniciou o ciclo de capacitações para os Núcleos de Recursos Humanos em 2024. No ano passado, foram 11 capacitações e 1.484 participantes, todos certificados pela Escola de Gestão do Paraná.

De acordo com a diretora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Ruth Duarte Menezes, o objetivo é preparar o profissional que atua na área de Recursos Humanos em sistemas e subsistemas utilizados no Estado. “Dessa forma garantimos que haja uma atuação padronizada e sempre atualizada. Além de temas técnicos, também abrimos espaço para assuntos que possam fortalecer a escuta ativa e o acolhimento dos servidores, pois entendemos que o Núcleo de Recursos Humanos é um setor que é uma referência que o servidor tem para diversos assuntos e dúvidas”, explica.

Em 2024, a primeira capacitação foi sobre o sistema da Central de Estágio do Paraná, responsável pela contratação e anúncio de vagas de estágio para estudantes atuarem dentro de órgãos do Governo do Estado. A capacitação aconteceu de maneira online, por meio de webinar, e contou com a participação de 124 servidores.

A programação de cursos está completa para o primeiro semestre do ano. 

LANÇAMENTO - Outro lançamento importante para os Núcleos de Recursos Humanos, foi o segundo curso sobre o sistema Meta 4, ferramenta utilizada pelo Governo do Paraná, para todas as ações envolvendo Recursos Humanos no Estado. 

Nesta edição, os participantes têm acesso a uma série de vídeos especialmente produzidos a fim de explicar passo a passo algumas rotinas de Recursos Humanos, como admissão de empregado, nomeação de cargos em comissão, desligamentos entre outros.

Os módulos I e II do Curso do Meta4 estão disponíveis na plataforma da Escola de Gestão (AQUI).