Documentos históricos da saúde são apresentados em evento nacional 15/06/2020 - 15:43

O Departamento de Arquivo Público do Paraná (DEAP), vinculado à Secretaria da Administração e da Previdência, organizou todos os arquivos sobre as ações e história da Secretaria Estadual da Saúde para apresentar durante a 4ª Semana Nacional de Arquivos, promovida entre 8 e 14 de junho.  As informações sobre os documentos foram exibidas em vídeo produzido pelo DEAP. Para assistir, acesse esse LINK.

A escolha dos arquivos se deve ao período de pandemia que o Paraná e o mundo estão vivenciando. “Pela pertinência e atualidade da temática saúde, nós participamos com a exibição de um vídeo, divulgando nosso último catálogo”, explica a Diretora do Departamento de Arquivo Público Maria da Graça Simão.

“É o volume 7 da Coleção Pontos de Acesso, intitulado Catálogo de Documentos Referentes à Saúde Pública do Estado do Paraná, dando visibilidade ao nosso patrimônio documental”, disse Maria da Graça.

CATÁLOGO - O Catálogo de Documentos referente à Saúde Pública do Paraná abrange o período de 1951 a 1989. Nele são encontradas correspondências, relatório dos diferentes setores da secretaria, contratos, pareceres jurídicos, convênios, dados estatísticos. Contempla ainda 93 livros sobre atividades de hospitais e sanatórios. Ao todo, o catálogo é composto por 2.592 itens documentais.

SEMANA NACIONAL - A Semana Nacional de Arquivos é organizada pela Fundação Casa de Rui Barbosa e o Arquivo Nacional. A iniciativa é uma das ações previstas no Plano Setorial de Arquivos (2017-2027), elaborado pelo Colegiado Setorial de Arquivos do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). A programação e a participação foram virtuais.

O evento é um período dedicado a abordagens de cunho acadêmico ou artístico-cultural relacionados aos arquivos de todo o país. Seu objetivo é aproximar as instituições da sociedade, aumentar sua visibilidade e divulgar os trabalhos desenvolvidos.

O evento insere-se no calendário internacional de celebração do Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho) e a Semana Internacional de Arquivos, seguindo o tema proposto pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA): Empoderando a sociedade do conhecimento.