Acervo do Arquivo Público do Paraná é destaque em exposições nacionais
09/05/2013 - 11:06

Imagens da repressão às lutas políticas no Brasil durante o Governo Militar, pertencentes ao acervo da extinta Delegacia de Ordem Política e Social – DOPS, sob responsabilidade do Departamento de Arquivo Público do Paraná - DEAP, estão expostas no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, até o dia 7 de junho de 2013.
A mostra foi organizada em comemoração aos 20 anos de existência do Programa Memória do Mundo, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco, e aos cinco anos do Comitê Nacional do Brasil, dentro do mesmo programa. O Paraná é o único estado da Região Sul a contribuir com seu acervo para a exposição.
Pela primeira vez, os acervos documentais brasileiros nominados Memória do Mundo pela Unesco, que encontram-se sob guarda de instituições públicas e privadas, são expostos em conjunto e expressos nas mais diversas tipologias documentais: manuscritos, fotografias, filmes, desenhos e arquivos sonoros. Os documentos são tidos como patrimônio coletivo e chancelam a prioridade de ações de preservação, acesso e difusão.
No Rio de Janeiro estão expostas aproximadamente 400 imagens de diversos acervos brasileiros. Reproduzidas em painéis, elas são representativas de diversos períodos, desde a expansão marítima portuguesa até a Rede de Informações e Contra-Informações do Regime Militar do Brasil, no qual estão inseridas as imagens pertencentes ao acervo do Arquivo Público do Paraná.
O acervo da DOPS-PR é composto por 92 metros lineares de documentos textuais e aproximadamente 4 mil imagens, organizado em dossiês denominados: Pastas Temáticas, Pastas Individuais e Fichas Nominais. A partir desse conhecimento do acervo no Paraná, o Arquivo Nacional entrou em contato com o DEAP, solicitando as imagens que foram inseridas na exposição, com referência específica às manifestações estudantis.

HISTÓRIA DO BRASIL - O Arquivo Público do Paraná também esteve representado na exposição Um olhar sobre o Brasil – a fotografia na construção da imagem da Nação, encerrada em 28 de abril. O objetivo foi contar a história do Brasil entre os anos 1833 e 2003, por meio da fotografia. A imagem enviada pelo arquivo paranaense também pertence ao acervo DOPS-PR. Ela retrata um soldado engajado na Ação Integralista Brasileira, partido nacionalista fundado em 1932 e extinto em 1937. Na foto, o soldado está uniformizado e ostenta braçadeira com a letra Sigma. Não há identificação de autor ou data da fotografia.
A exposição foi realizada em duas etapas, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, e no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.
O Departamento Estadual de Arquivo Público atende a todo cidadão brasileiro ou estrangeiro que tenha interesse em pesquisar ou conhecer sua estrutura. As visitas guiadas deverão ser previamente agendadas.

GALERIA DE IMAGENS