Administração oferece oficinas de capacitação para servidores do Estado do Paraná

SEAP, por meio do Departamento de Gestão de Transporte Oficial, realizou uma série de oficinas para instruir servidores; novas turmas já estão abertas
Publicação
19/08/2025 - 14:53

A Secretaria da Administração e da Previdência (SEAP), por meio da Divisão de Coordenação Administrativa (DCA), da Coordenação de Tecnologia da Informação e de Núcleos Administrativos Setoriais (CTIN), do Departamento de Gestão de Transporte Oficial (DETO) e da Escola de Gestão do Paraná (EGP), encerrou nesta segunda-feira (18) uma série de oficinas voltadas para servidores estaduais. Com o objetivo de compartilhar conhecimento e informações técnicas com os demais órgãos do Governo, todas as turmas estavam lotadas. Devido ao sucesso da capacitação, que contou com 223 servidores, novas turmas abrirão em breve.

Na programação, integrantes das diferentes divisões do DETO falaram sobre Viagens Oficiais (segunda-feira, dia 11), Gestão de Frotas – Abastecimento e Manutenção (12), Leilões de Veículos (13), Documentação (14), TaxiGovPR (15) e, por fim, Recursos Administrativos de Infrações de Trânsito e Frota Veicular (18).

Para o instrutor da oficina de Recursos Administrativos de Infrações de Trânsito e Frota Veicular e diretor do DETO, Naasson Polak, como a SEAP é uma secretaria-meio, com entregas que podem se tornar referência em diversas áreas, estas oficinas vieram para fortalecer laços e qualificar a administração pública:

“Oferecemos essas oficinas para dividir o que sabemos e, também, ouvir o que acontece na ponta, no trabalho de quem é responsável pelas frotas do Estado. Não somos aqui professores, instrutores, mas sim servidores querendo trazer respostas adequadas para as demandas dos órgãos. E as portas do DETO seguem abertas para todos que precisarem”, afirma.

Segundo a participante Cassiane Costa da Silva, da CGE, a capacitação sobre o TaxiGov foi uma excelente experiência de aprendizado: “Em 16 anos de serviço público, considero este o melhor curso que participei. O instrutor foi extremamente didático, objetivo e soube conduzir o conteúdo de forma clara, sem enrolações, além de criar um ambiente leve e sociável, que favoreceu o aprendizado”.

Já para Robson Dezidero, que é Coordenador de Gestão de Bens Patrimoniais da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP) e fez as oficinas de abastecimento e manutenção, leilões, documentação, TaxiGov e recursos administrativos de infrações de trânsito, a experiência também é positiva:

“É importante para trocar informações entre as secretarias, para a gente conhecer pessoas que têm questões semelhantes às nossas, fazer networking”, diz.

Todas as oficinas, que aconteceram no Palácio das Araucárias e já contam com novas turmas abertas, tiveram certificação emitida pela Escola de Gestão do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS