Coordenadoria de Administração de Serviços orienta grupos setoriais 20/11/2015 - 15:50

A Coordenadoria de Administração de Serviços (CAS), unidade da Secretaria da Administração e da Previdência, tem realizado reuniões periódicas com os Grupos Administrativos Setoriais (GAS) com o objetivo de orientar no processamento de tarefas sob responsabilidade das equipes de administração de serviços.

“A realização periódica dessas reuniões tem fortalecido padrões organizacionais uniformes e proporcionado um espaço para troca de ideias e informações importantes para o desenvolvimento das ações de gestão administrativa e de serviços no Governo do Estado do Paraná”, comentou o coordenador do CAS, Emílio Antônio Trautwein.

A reunião desta sexta-feira (20), no Auditório Mário Lobo, no Palácio das Araucárias, em Curitiba, contou com a presença da diretora-geral da Secretaria da Administração e da Previdência, Samira Tomita, e de servidores do Departamento de Transporte Oficial do Estado (Deto), do Departamento de Administração de Materiais (Deam) e do Núcleo Jurídico, que orientou sobre a uniformidade de procedimentos de análise jurídica na composição dos protocolos de contratos de serviços continuados, aditivos, prorrogações e apostilamentos, em conformidade com a legislação estadual – Lei 15.608/2003.

Uma das principais orientações refere-se aos processos de preparação para as licitações de alguns tipos de despesa, em especial as que estão com os períodos de contrato expirando, além do lembrete sobre a necessidade de levantamentos orçamentários em cada órgão, imprescindíveis para compor a documentação.

Nas reuniões, a equipe da Coordenadoria de Administração de Serviços tem pedido com insistência o lançamento e atualização das informações contratuais no Sistema de Gestão de Materiais e Serviços (GMS), pois elas alimentam os relatórios do Tribunal de Contas (SEI-CED) e os relatórios gerenciais para as tomadas de decisão.

“É muito importante que cada chefe analise com cautela e exatidão a necessidade de cada item demandado para licitação, pois não se permite mais na sociedade que se estimem previsões; é necessário ter quantificado com análise justa as demandas de despesas administrativas a serem contratadas, trazendo sempre economicidade e vantajosidade”, disse o servidor do CAS, Valdecir Dias de Moraes.

Por isso, está sendo desenvolvido um Business Intelligence (BI), com relatórios integrados com detalhes por cidade, por valor e por órgão, entre outras relações que possibilitarão a realização de análises estratégicas e controles de execução contratual.