DEAP homenageia ex-diretor Mbá de Ferrante 25/10/2013 - 15:20

O Departamento Estadual de Arquivo Público- DEAP inaugurou nesta quarta-feira (23) a Biblioteca Mbá de Ferrante. O espaço é uma homenagem póstuma ao jornalista, advogado e ex-diretor do DEAP, Mbá de Ferrante, pelos relevantes serviços prestados ao Arquivo Público e ao Estado do Paraná.

Ferrante dirigiu o DEAP por 30 anos ininterruptos, de 1956 a 1987, e dedicou- se com afinco à preservação da memória administrativa do Estado. Graças ao processo de microfilmagem implantado por ele para armazenamento e preservação de informações, importantes documentos resistiram ao incêndio que ocorreu no prédio do departamento, em 1989. Entre eles, relatórios de presidentes de Províncias do Estado e livros de instruções públicas dos séculos XVIII e XIX.

A cerimônia de inauguração teve a presença de familiares do homenageado, representantes das Secretarias de Estado da Administração e da Previdência e da Secretaria de Cultura e de servidores do DEAP, que, por meio de um trabalho realizado em conjunto com a direção do arquivo, reproduziram o ambiente de trabalho do ex-diretor. No mesmo local há uma exposição sobre a vida e a obra de Ferrante.

A diretora do DEAP, Maria da Graça Simão Gonçalves, proferiu um discurso emocionado e relembrou a dedicação e o respeito do ex-diretor à memória do Estado. “Em 28 de outubro de 1978, quando Mbá conseguiu, com sua perseverança, sangue, suor e, quem sabe, muitas e muitas lágrimas, dar uma sede digna ao arquivo público, depois desta instituição peregrinar por vários e inadequados locais, estampou em uma pedra, na entrada do arquivo, a seguinte frase de William Shakespeare: o passado é o prólogo.”

“O Arquivo Público está dando um passo importante ao reconhecer uma pessoa que foi tão importante na organização do departamento. Às vezes, os servidores ficam esquecidos e a estrutura é mais valorizada do que aqueles a fizeram ser o que é”, analisou o diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro.

A viúva do ex-diretor, Fanny Miró Ferrante, participou do evento, acompanhada dos três filhos do casal e dos netos. “É uma homenagem muito justa a ele, que dedicou parte da vida ao Arquivo Público”, destacou.

“Meu pai se apegou muito ao arquivo e vibrava com cada história”, disse a filha de Ferrante, Maria de Lourdes Ferrante Oliveira.

“Eu nunca vi um paranista como meu irmão. Ele tinha um grande amor pelo Paraná e pelo Arquivo Público. Por isso, zelava com tanto carinho pela memória do Estado”, disse a irmã e vice-presidente do Centro Paranaense de Cultura, Ceres Ferrante.

O funcionário público aposentado, Edison de Freitas Barddal, trabalhou com Ferrante durante 31 anos e relembrou com entusiasmo algumas das características do ex-diretor. “O doutor Ferrante foi um grande estimulador de todos que o cercavam, vivenciando a sua condição de funcionário", disse.

O evento também comemorou o dia do Arquivista (20 de outubro) e a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (23 a 29 outubro).

GALERIA DE IMAGENS