Estado reduz tempo médio de tramitação de processo licitatório 13/07/2015 - 11:56

A partir de uma gestão aprimorada dos processos de licitação para Registro de Preços, aquisição de bens e contratação de serviços, a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, por intermédio do Departamento de Administração de Material, reduziu o tempo médio de tramitação processual em até 70%.

Além disso, buscando aprimorar a aquisição de produtos com maior qualidade e com menor custo, o Deam revisou o catálogo de itens, parte integrante do Sistema de Gestão de Materiais e Serviços – GMS, atualizando a descrição de forma pormenorizada de acordo com os padrões do mercado.

“A adoção de métodos mais eficientes de gestão, com redução de processos burocráticos, um pedido do governador Beto Richa, tem colaborado na garantia da aquisição de produtos melhores, em prazos compatíveis e preços mais vantajosos ao Estado”, afirmou a secretária da Administração e da Previdência, Dinorah Botto Portugal Nogara.

Entre as primeiras iniciativas da equipe do Deam, gerenciada desde janeiro deste ano pela diretora Marisa Ribeiro de Lima, estão a padronização dos editais de licitação, trabalho realizado com a Procuradoria Geral do Estado, e a desburocratização dos documentos exigidos para instrução processual. A partir destas iniciativas, os processos passaram a ser analisado com mais rapidez e precisão.

O Deam adotou, ainda, novas regras para análise das amostras dos bens licitados. O trabalho, antes realizado pelo leiloeiro, passou a ser de responsabilidade do corpo técnico do órgão interessado, garantindo o atendimento integral às necessidades.

Outro ponto a ser destacado foi a edição do Decreto Estadual n.º 1.352, de 14 de maio de 2015, que alterou a regulamentação anterior, normatizando a juntada eletrônica da documentação exigida para o Cadastro Unificado de Fornecedores, tornando o processo de análise dos documentos mais eficiente e, consequentemente, eliminando o arquivo físico.

Destaque-se, ainda, que os servidores públicos, usuários do Sistema GMS, passaram a ser capacitados por meio de videoaulas, possibilitando o acesso aos interessados, sem a necessidade de deslocamento do seu local de trabalho.