Governo do Paraná foi finalista em quatro categorias no CONSAD 2025

Maior congresso de gestão pública do país contou com trabalhos de servidores do Estado que contribuem com a evolução da gestão pública no país
Publicação
29/08/2025 - 17:42

O XIV CONSAD foi encerrado nesta quinta-feira (28), em Brasília. O Governo do Paraná teve destaque no evento, com 10 trabalhos finalistas nas categorias de investimento e gestão de ativos, governo digital e transparência, inteligência artificial e o futuro da gestão pública e reinventando o Estado: desafios e oportunidades.

O congresso reuniu 2 mil participantes, entre gestores, acadêmicos, pesquisadores e profissionais que trabalham com a melhoria de serviços públicos do país, e teve o tema “Gestão pública para um novo Brasil” como norte. A programação contou com as apresentações dos trabalhos selecionados, painéis temáticos e palestras.

O Secretário de Estado da Administração e da Previdência, Luizão Goulart, celebrou o número recorde de trabalhos finalistas de servidores do Paraná:

“Os trabalhos vêm de ações que beneficiam o cidadão paranaense e que, agora, são reconhecidas nacionalmente. É uma alegria comemorar as boas iniciativas dos servidores do nosso estado em áreas como gestão de patrimônio, tramitação online de documentos oficiais e preservação de documentação histórica”, explica.

Destaques paranaenses no CONSAD

Os trabalhos do Governo do Paraná que foram finalistas no CONSAD refletem ações que modernizam processos da administração pública estadual, visando melhores entregas para o cidadão.

Na área de “Investimentos e Gestão de Ativos”, os trabalhos finalistas foram:

  • A Constante E Necessária Busca Da Função Social De Imóveis Públicos: Doações De Bens Imóveis Para Fortalecimento De Serviços Públicos Municipais.

Autores: Felipe Carvalho Guilhermette, Heloisa Meyer Toledo, Marta Cristina Guizelini, Jessica Di Paula Souza De Oliveira.

  • Como Planejar Desapropriações De Imóveis: Os Estudos Essenciais Para A Efetividade Do Interesse Público Conforme As Motivações Das Incorporações Patrimoniais.

Autores: Felipe Carvalho Guilhermette, Heloisa Meyer Toledo, Marta Cristina Guizelini, Altair Freire.

  • Diagnóstico Documental Como Instrumento Para A Padronização E Eficiência Das Regularizações Cartoriais.

Autores: Homero Cheli, Altair Freire, Felipe Carvalho Guilhermette, Jessica Di Paula Souza De Oliveira.

  • Implantação De Curso On-Line Para Eficência No Uso De Sistema: Descomplicando A Gestão Do Patrimônio Móvel.

Autores: Elisa Helena Grub, Marta Cristina Guizelini, Felipe Carvalho Guilhermette, Jessica Di Paula Souza De Oliveira.

  • Uso De Georreferenciamento Na Gestão Patrimonial: Celeridade E Segurança Na Análise De Processos Fundiários Na Administração Pública Estadual.

Autores: Taiane Regina Hoepers, Felipe Carvalho Guilhermette, Altair Freire, Heloisa Meyer Toledo.

Ainda nesta área, dois trabalhos da Secretaria da Educação (SEED) também foram finalistas, com apoio de servidores da SEAP:

  • Escola Legal: O Plano Da Secretaria De Estado Da Educação (Seed) Para Viabilizar Investimentos Nas Unidades Escolares Da Rede Estadual De Ensino, Em 2025.

Autores: Rejane München, Gláucia Dalmolin.

  • O Diagnóstico Da Regularização Imobiliária Das Unidades Escolares Sob Gestão Da Secretaria De Estado Da Educação (Seed):  Categorização E Fluxograma.

Autora: Gláucia Dalmolin.

Na área de “Governo Digital e Transparência: Construindo Um Futuro Mais Aberto”, o finalista paranaense foi o trabalho:

  • Transformando A Experiência Digital - Acessibilidade Em Sistema De Tramitação De Processos Eletrônicos.

Autores: Cleusa De Fátima Moreira Scacchetti, Talita Selis Becker Arantes, Ivã José De Pádua, Luciana Paula Heindrickson Randig Belico.

Em “Inteligência Artificial E O Futuro Da Gestão Pública”, o trabalho finalista do Governo do Paraná foi:

  • Consolidação Do Programa De Gestão Documental Através Do Arquivo Público: Automação Do Ciclo Vital Do Patrimônio Documental Nos Sistemas Dos Órgão Estaduais.

Autor: Marcelo Fernandes Rodrigues.

E na categoria “Reinventando O Estado: Desafios E Oportunidades”, o trabalho finalista foi:

  • Política Pública Do Patrimônio Documental Do Executivo Estadual: Um Desafio De Gestão Administrativa.

Autores: Denise Cristina Mansur, Marcelo Fernandes Rodrigues, Caio Fernandes Monteiro, Roberto Dos Santos Silva Filho.

GALERIA DE IMAGENS