Minibibliotecas do servidor são instaladas em mais três Juntas de Perícia Médica
21/03/2016 - 14:30

A Secretaria da Administração e da Previdência, por meio da Divisão de Medicina e Saúde Ocupacional (Dims), instalou mais três minibibliotecas do servidor nas Juntas de Inspeção e Perícia Médica (JIPM) dos municípios de Guarapuava, Cascavel e Foz do Iguaçu. As instalações ocorreram na semana de 14 a 17 de março e fazem parte de um projeto que visa difundir a cultura entre os servidores públicos, com incentivo à leitura.

A ação é simples e o método adotado incentiva a prática da cidadania ao propor o empréstimo, devolução e doação de livros, sem um controle formal. As Juntas recebem um kit com uma caixa contendo de 30 a 40 livros, quatro cartazes explicativos e 50 marcadores de livros, com instruções sobre o empréstimo.

De acordo com a agente de apoio e técnico administrativo da JIPM de Cascavel, Rosângela Silva Estrela, será um meio de levar mais informações às pessoas enquanto aguardam o atendimento nas Juntas. Ela planeja dar continuidade ao projeto. “Queremos fazer divulgações e campanhas internas e externas de arrecadação de mais livros para a biblioteca”, afirmou Rosângela.

A agente de execução da JIPM de Foz do Iguaçu, Maria Simone Alecrim, destacou a importância da leitura na formação de pessoas. “A leitura assume uma função crítica e social muito importante, agindo no sentido da humanização desse indivíduo, ampliando sua capacidade de pensar, sentir e interagir nas relações sociais”, disse.

Na opinião do agente de execução e técnico administrativo da JIPM de Guarapuava, Marco Aurélio Silva, a minibiblioteca é uma ótima iniciativa da Dims. “Levar cultura para os servidores por meio da leitura é muito bom, acredito que amplia conhecimentos e enriquece o vocabulário. Sem dúvidas, incentivaremos este projeto”, ressaltou.

Ao todo, nove Juntas já foram beneficiadas. A meta é que até o final do ano as 18 JIPMs do Estado recebam minibibliotecas. Segundo o diretor da Dims, Marcus Vinícius Garcia Negrão, já é possível avaliar que o projeto deu certo. “Percebemos que os servidores gostaram da iniciativa, além de elogiarem, estão participando ativamente; trazem livros de casa para doar e devolvem os títulos emprestados mesmo sendo um processo informal, sem cadastro e sem a obrigatoriedade da devolução. Isso demonstra que os objetivos principais foram atingidos, que são disseminar cultura e exercitar a cidadania”, destacou Negrão.

GALERIA DE IMAGENS