A Secretaria da Administração e da Previdência (SEAP) promoveu, na manhã desta quarta-feira (19), a palestra “Novembro Azul – Um papo sem tabu” no Auditório Mario Lobo, no Palácio das Araucárias. O evento, iniciativa do Departamento de Saúde e Segurança do Servidor (DSS) e da Escola de Gestão do Paraná (EGP), integra as ações da campanha “Novembro Azul”, fortalecendo a cultura de prevenção e cuidado integral com os servidores públicos do Governo do Paraná.
O encontro reuniu servidores para um diálogo franco sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e as demais consequências para a saúde masculina, como o aspecto mental, e contou com a participação dos especialistas Osni Silvestre, urologista; Maikol Kurahashi, oncologista, e Celso Durat Junior, psicólogo.
O Secretário da Administração e da Previdência do Estado do Paraná, Luizão Goulart, destacou a relevância do tema e do incentivo ao autocuidado:
“Existe muito tabu em relação a esse assunto, principalmente por se tratar da saúde do homem. Mesmo aqueles que estão aqui e não têm a necessidade desse tratamento mostram que existe um cuidado, que querem estar aptos para cuidar de outras pessoas nessa situação”, explicou.
O Secretário também enfatizou o compromisso institucional da pasta com a palestra da manhã da quarta-feira:
“A Secretaria da Administração é responsável pela saúde do servidor, então é muito importante esse espaço para trabalhar essa prevenção para os servidores do Estado, para que estejamos bem para servir a população paranaense. Esse é um trabalho que vem sendo feito com excelência pelas equipes da Seap que cuidam dos nossos servidores”, destacou Luizão.
A diretora da Escola de Gestão do Paraná, Aline Albano Justus, também celebrou a oportunidade para o debate sobre a saúde do servidor público estadual:
"A Escola de Gestão do Paraná entende que promover conhecimento também significa cuidar das pessoas que fazem o serviço público acontecer. Debater a saúde do homem, sem tabu e com informação de qualidade, reforça nosso compromisso com a prevenção e com o bem-estar integral dos servidores. Iniciativas como esta fortalecem uma cultura de autocuidado e mostram que a gestão pública pode, sim, ser um espaço de apoio, acolhimento e promoção da saúde."
Combate ao tabu
O câncer de próstata é um tumor maligno na próstata, a glândula do sistema reprodutor masculino que fica abaixo da bexiga. É o segundo tipo de câncer com maior número de casos entre homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Muitas vezes, cresce lentamente e não apresenta sintomas até que a doença já esteja avançada, o que comprova a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce, que possibilita índices de cura superiores a 90%. Segundo estimativas do INCA, a previsão é que o Paraná tenha 3.430 novos casos da doença registrados somente neste ano de 2025.
O urologista Osni Silvestre reforçou a urgência da conscientização e do diagnóstico em tempo hábil: “O Novembro Azul é para lembrar mesmo: a primeira coisa é divulgar a informação. Vemos que o homem muda de conduta quando alguém próximo morre de câncer de próstata, ele passa a prestar mais atenção”, pontuou o especialista.
O oncologista Maikol Kurahashi destacou o papel dos hábitos saudáveis na diminuição dos riscos: “Prevenção, hábitos saudáveis, exercícios físicos. Cada vez mais os trabalhos científicos mostram que isso ajuda as pessoas a ter menos câncer.”
A palestra também abordou a interligação entre saúde física e mental. O psicólogo Celso Durat Junior lamentou a resistência masculina ao autocuidado e as suas consequências emocionais. “Infelizmente o homem ainda tem vergonha de se cuidar. O homem fala menos, corre menos atrás, e começa a sofrer, porque somos corpo e mente integrados. Sem saúde física, a saúde mental também pode ser afetada”, alertou.
Ainda em alusão à campanha Novembro Azul, a Escola de Gestão do Paraná lançou, no último dia 10/11, o podcast "Novembro Azul, O Homem e Sua Saúde: Um Diálogo Necessário", que você pode acessar aqui.
















