Secretarias se unem para mobilização do Dia D Contra a Dengue 18/12/2019 - 16:12

A Secretaria de Estado da Administração e da Previdência e a Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes promoveram nesta quarta-feira (18) ações no Dia D de Combate à Dengue. Servidores das duas secretarias se mobilizaram entregando panfletos, participando de palestras e também realizando mutirão de limpeza nas áreas externas do Palácio.

As ações fazem parte do mutirão promovido pelo Governo do Estado, envolvendo órgãos estaduais e sociedade civil, para fortalecer iniciativas para controlar a doença nos municípios paranaenses, especialmente naqueles já classificados como em situação de epidemia.

“Esta ação de mobilização é de extrema importância porque estamos formando agentes multiplicadores. Quanto mais informação, maiores as chances de acabarmos com este mosquito”, disse o secretário estadual da Administração e da Previdência, Reinhold Stephanes,

“O número é preocupante e só com a participação da população é que reduziremos os casos de dengue no Paraná. Por isso, a importância de participarmos dessa força-tarefa”, destacou o secretário do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge.

Vestidos com camiseta branca e o slogan da campanha “Dengue Mata”, os servidores percorreram os seis andares do prédio do Palácio das Araucárias para distribuir panfletos informativos. Também foi realizada uma palestra para orientar os participantes sobre a busca e os procedimentos de eliminação de possíveis focos do mosquito. A palestra foi realizada pelo servidor da Secretária Estadual da Saúde (SESA), Raul Belly. “A prevenção da dengue deve começar nas residências. A falta de cuidado dentro de casa é ideal para uma infecção”, alertou Belly. Do lado de fora do prédio, diversos servidores participaram de um mutirão de limpeza.

De acordo com o boletim semanal epidemiológico divulgado na terça-feira (10) pela Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná registra 2.631 casos confirmados – que representa aumento de 2.500% em relação ao mesmo período do ano passado. O caso que requer maior atenção no Paraná é do município de Nova Cantu, na região Centro-Oeste. A cidade, com cerca de 7 mil habitantes, tem 283 casos de dengue e duas mortes confirmadas.

A intenção, segundo o governador Ratinho Junior, é mobilizar todo o Paraná em uma grande campanha de orientação e prevenção, além de atividades como palestras informativas e ações de campo em busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti nas mais diferentes regiões do Estado.

“Faremos um grande trabalho de enfrentamento, com todos mobilizados para conter a dengue. A população precisa ser alertada, informada, para que tenhamos o menor número possível da doença aqui no Paraná”, afirmou o governador.

GALERIA DE IMAGENS