Secretários da Administração e da Agricultura reúnem-se com dirigentes sindicais 12/06/2015 - 16:25

A secretária da Administração e da Previdência, Dinorah Botto Portugal Nogara, e o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, reuniram-se nesta sexta-feira (12) com dirigentes do Sindicato Estadual dos Servidores Públicos da Agricultura, Meio Ambiente, Fundepar e Afins (SindiSeab), para discutir uma pauta apresentada pelos servidores. “As portas estão sempre abertas para o diálogo”, disse a secretária da Administração e da Previdência, que recepcionou os participantes do encontro.

Questionada sobre uma solução para os chamados desenquadrados, a secretária da Administração disse que a Procuradoria Geral do Estado está fazendo análises sobre essa questão. “Há dúvidas jurídicas consistentes, mas pedimos um estudo profundo e rápido”, acentuou Dinorah. “É um assunto que precisa ser resolvido definitivamente”, reforçou o secretário da Agricultura, Norberto Ortigara.

A secretária da Administração disse que está trabalhando com a Secretaria do Planejamento na elaboração de um termo de referência que possibilite o envolvimento do Banco Mundial em um estudo para o dimensionamento da força de trabalho no Estado, com o objetivo de estabelecer critérios mais técnicos para os concursos públicos, destinando a cada setor o número de servidores necessários.

Dinorah afirmou, ainda, que existe um grupo de estudos para reestruturação do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE), no qual será discutido, entre outros assuntos, a tabela de remunerações. Os secretários sugeriram que os sindicatos que possuem servidores no QPPE apontem os princípios estruturais em que o quadro deve ser reformulado, deixando para a Secretaria da Administração e da Previdência a elaboração do trabalho técnico.

O diretor de Previdência da ParanaPrevidência, Edson Wasem, explicou que a entidade está reformulando o estatuto e o regimento interno, com o objetivo de adequá-lo à nova legislação, particularmente no que se refere à participação paritária nos conselhos. O diretor do Departamento de Assistência à Saúde, Eduardo Mischiatti, disse que deve ser realizada uma licitação para contratação de atuário especializado em questões da saúde para embasar a construção de um plano que tenha perenidade e possa atender de forma satisfatória os servidores.

Também foi apresentado aos dirigentes do SindiSeab as reformulações realizadas no setor de perícia e saúde ocupacional, que passam a trabalhar de forma integrada. O diretor do Departamento de Seguridade e Saúde Ocupacional, Marcus Vinicius Garcia Negrão, disse que está trabalhando numa política de saúde ocupacional que leve em conta as características de cada uma das carreiras no Estado para que os resultados sejam mais frutíferos. Em relação à perícia, acentuou que trabalha para melhorar o atendimento e acessibilidade, sobretudo no interior. “Vemos com satisfação que essa situação está sendo tratada com boa perspectiva”, declarou o presidente do SindiSeab, Roberto Carlos de Andrade Silva.

GALERIA DE IMAGENS