Servidores participam de palestra sobre câncer de mama 23/10/2015 - 10:30

A Escola de Governo, unidade da Secretaria da Administração e da Previdência, em parceria com a Escola Superior de Polícia Civil (ESPC), Polícia Militar do Paraná, Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol) e Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), promoveu nesta semana a palestra “Prevenir é o Alvo”, ministrada pela presidente do Humsol, Tânia Mary Gomez, como uma das atividades do Outubro Rosa no Estado. Realizado no auditório da ESPC, o evento teve a participação de policiais Civil e Militar e também de servidores e estagiários de outros órgãos, localizados em vários municípios do Estado, por meio de transmissão simultânea, via web.

Os principais temas abordados foram a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A palestrante alertou que no Brasil são registrados 58 mil novos casos da doença anualmente, e que em 50% deles o tumor é detectado em estágio já avançado, o que reduz as chances de cura. Ela destacou que 50% das brasileiras (entre 50 a 69 anos) nunca realizaram o exame de mamografia. “Nos anos de 1950 as chances de cura eram de 30%; hoje, se diagnosticado precocemente, as chances de cura são de até 95%”, disse Tânia. Ela citou seu próprio exemplo, pois teve câncer diagnosticado há 14 anos e passou por todo o tratamento. “Estou aqui graças a Deus e a um diagnóstico precoce”, declarou.

A policial militar Adriane Swed da Silva destacou a importância da prevenção. “A palestra foi muito importante para mim, principalmente porque já tive outro tipo de câncer. O autoexame é simples, não dói, é só levantar o braço e apalpar em movimentos circulares. Dá para fazer na cama mesmo e, se tiver dúvida, procurar um médico. É sempre melhor prevenir”, disse a policial.

Os participantes também tiveram a oportunidade de prestigiar a exposição “Vitoriosas”, com fotos de Milton Nitta, que retratam mulheres que venceram o câncer de mama.

História do Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento internacional que tem o objetivo de chamar a atenção da população para o combate ao câncer de mama. Essa ação teve início em 1997, nos Estados Unidos, e ganhou o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância da prevenção da doença.

O símbolo da campanha é um laço rosa, feito, inicialmente, pela Fundação Susan G. Komen, e distribuído na primeira corrida pela cura do câncer de mama em 1990. Esses laços popularizaram-se e foram usados posteriormente para enfeitar locais públicos e outros eventos que lutavam por essa causa. Além do laço rosa, muitas cidades passaram a iluminar os seus monumentos públicos com luz rosa para dar maior destaque ao mês de luta contra a doença.

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