Sistema de compras e contratação de serviços do Paraná é destaque em evento internacional 01/03/2016 - 14:30

A experiência paranaense nos procedimentos de compras e contratação de serviços foi um dos destaques do 100.º Fórum Nacional de Secretários da Administração e Seminário Internacional de Compras Públicas Estaduais, realizado entre os dias 25 e 26 de fevereiro, em Manaus (AM).

O trabalho foi apresentado pelo assessor do Departamento de Administração de material (Deam), Marcelino Manhani Junior, que esteve acompanhado da gerente executiva da Escola de Governo, Francine Lia Wosniak, representando, no fórum, a secretária da Administração e da Previdência, Dinorah Botto Portugal Nogara.

A partir de uma gestão aprimorada dos processos de licitação para aquisição de bens e contratação de serviços, realizados pela Secretaria da Administração e da Previdência, por intermédio do Deam, reduziu-se o tempo médio de tramitação processual de sete para três meses, comparando-se o último quadrimestre de 2014 com o mesmo período no ano passado.

Além disso, o trabalho desenvolvido pelo departamento, com a adoção de métodos mais eficientes de gestão e redução de rotinas burocráticas, colabora na qualidade do produto adquirido, com preços e prazos mais vantajosos, bem como a concentração de objetos semelhantes em um único certame, reduzindo a quantidade de processos e os custos operacionais.

O Deam adotou também novas regras para análise das amostras dos bens licitados. O trabalho, antes realizado pelo pregoeiro, passou a ser de responsabilidade do corpo técnico do órgão interessado, contribuindo para a qualidade do produto a ser adquirido. “Desta forma o órgão recebe exatamente o produto que corresponde às necessidades”, disse a diretora do departamento, Marisa Ribeiro de Lima.

Na agilização dos processos licitatórios, o Departamento de Administração de Material adotou a ferramenta “Banco de Preços” para subsidiar a definição de valores máximos do certame. A ferramenta é atualizada constantemente, possibilitando acesso imediato aos preços praticados pelo mercado, resultando em valores máximos mais próximos da realidade.

Na parte operacional, foi trabalhado o aperfeiçoamento do sistema de licitação e contratos, denominado Sistema de Gestão de Materiais, Obras e Serviços (GMS), que se transformou no principal recurso de tecnologia da informação e comunicação aplicado no gerenciamento do fluxo do processo. “Estrategicamente organizado, o GMS possibilita a juntada eletrônica de documentos dos fornecedores, a gestão das atas de registro de preços, a gestão e fiscalização dos contratos e a integração com o sistema de controle externo do Tribunal de Contas”, acentuou a diretora do Deam.

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