Sistema de compras está em processo de modernização 18/06/2013 - 17:00

A gestão dos processos administrativos do Estado do Paraná passa por modernização. O objetivo é que até o fim de 2014 todos os processos de compras estejam integrados e com acesso online. Isso possibilitará que os gestores tenham informações qualificadas para a tomada de decisões, melhor comunicação e transparência nas ações, que resultam em economia e melhoria na qualidade dos materiais e serviços.

A modernização começa com a implantação do sistema de Gestão de Materiais e Serviços (GMS), uma solução desenvolvida para integração dos processos de compras, com base nas legislações federal e estadual. O sistema padroniza os procedimentos licitatórios e dá mais agilidade às práticas adotadas pelos órgãos do Poder Executivo do Estado do Paraná.

O GMS foi desenvolvido em módulos, por isso a implantação é feita de forma evolutiva e gradativa. Os módulos já implantados são:

- O Almoxarifado foi o primeiro a ser desenvolvido. Ele possibilita planejamento de compras, controle administrativo do estoque e controle contábil.

- A Catalogação de Itens é a classificação dos materiais e serviços utilizados em processos de compras e licitações, baseado no padrão internacional (Federal Supply Classification), criado e desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, com o objetivo de estabelecer e manter um modelo uniforme.

- O Cadastro de Fornecedores inova ao dar agilidade no processo de cadastramento e na comunicação direta do fornecedor com o Estado. O Cadastro Unificado de Fornecedores, instituído pelo Decreto Estadual 5.980/2009, passa por essa inovação. A consulta é facilitada, desde o cadastro inicial até a emissão de certificados.

- A Fase Interna da Licitação é um módulo que compreende desde o planejamento até o registro de preço para aquisição de bens ou contratação de serviços. Esse módulo produz relatórios que agilizam a licitação e possibilitam identificação dos gargalos internos, levando a uma melhoria em todo o processo de compra.

No dia 1º de julho de 2013, inicia-se a implantação do módulo Fase Externa de Licitação. Ela tem como objetivo proporcionar transparência e maior facilidade de acesso público aos processos da administração direta e indireta do Poder Executivo. O módulo traz mudanças positivas para os usuários do portal Compras Paraná (www.comprasparana.pr.gov.br).

Eles devem estar atentos às novas funcionalidades dos ícones Área do Comprador e Consulta a Licitações que sofrerão mudanças com a implantação do novo módulo do GMS. A principal delas é a maior abertura na comunicação com os usuários e fornecedores.

A base do novo sistema é o Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado do Paraná. Os fornecedores receberão, via e-mail, por meio do GMS, comunicado de lançamento de novos editais. Para isso, precisam estar com seus cadastros atualizados, o que é realizado online.

O fornecedor cadastrado, além de receber as informações online, poderá fazer questionamentos às comissões de licitações de forma direta, contribuindo, assim, para eventuais correções no decorrer do processo de compra. A expectativa é que haja aumento no número de fornecedores cadastrados, o que provocará maior concorrência.

Nos dias 28, 29 e 30 de junho, o portal Compras Paraná estará em manutenção para a atualização do novo sistema.