Sistema informatizado de controle de combustível 16/04/2014 - 16:50

A secretária da Administração e da Previdência, Dinorah Botto Portugal Nogara, apresentou nesta quarta-feira (16) o novo modelo de controle informatizado do abastecimento de combustíveis para veículos da frota pública do Estado. Entre as novidades está a utilização do cartão de pagamento magnético, que permitirá gerenciamento individualizado dos veículos e uma economia projetada de 15% a 20%.

O sistema será implantado e operado pela empresa Nutricash, de Salvador (BA), vencedora de licitação.

O Estado possui frota de 16 mil veículos distribuídos em todos os 399 municípios, com consumo anual de R$ 36,8 milhões de litros de combustíveis. Atualmente, há dois sistemas de gerenciamento, um deles feito diretamente pelo Departamento de Transporte Oficial (Deto), unidade da Secretaria da Administração e da Previdência, em relação aos contratos dos postos próprios; e o outro que é realizado por cada um dos órgãos do Estado que tem contratos em separado com postos comerciais e tratamento administrativo diferenciado.

O novo modelo permitirá gerenciamento único e descentralizado, ficando o Deto responsável pela coordenação geral e fiscalização do serviço. Cada órgão do Estado continuará monitorando suas frotas específicas. O objetivo é ter controle e guarda eletrônica dos históricos pormenorizados de cada um dos veículos, em relação ao abastecimento; criação de indicadores de desempenho; e flexibilização e agilidade nos procedimentos.

O contrato prevê que no mínimo 926 postos de combustíveis sejam credenciados ao novo sistema. Todos estarão integrados à rede nos próximos 60 dias, período em que serão distribuídos os cartões para início efetivo do serviço. Nos municípios em que houver necessidade de dois ou mais postos, eles estarão distribuídos de forma equitativa e uniforme, evitando-se longos deslocamentos. Nas principais rodovias, a distância não poderá ser superior a 100 quilômetros.

O sistema funciona com um cartão de pagamento magnético. Cada carro terá um cartão, que funciona como qualquer cartão de débito bancário. Os motoristas que o utilizam precisarão, na hora do abastecimento, digitar login e senha. Somente assim será possível ter acesso ao combustível tanto nos postos próprios quanto nos comerciais. Entre os dados que ficarão gravados estão: identificação do posto; data, hora e quilometragem no momento do abastecimento; tipo de combustível; quantidade, valor do litro e valor total da operação; e identificação do veículo e do motorista.

O Estado terá, com o novo contrato, indicadores de desempenho que permitam estabelecer um parâmetro para carros submetidos a condições semelhantes de uso. A partir dos indicadores poderão ser estabelecidos mecanismos que impeçam o abastecimento ou que gerem eventos de alerta ao gestor do órgão usuário. Para casos excepcionais, a contratada deverá dispor de um telefone 0800.

A empresa contratada produzirá também relatórios gerenciais personalizados, com o perfil de utilização do veículo e todas as relações possíveis envolvendo custo do combustível, quilometragem percorrida e quantidade de litros consumida.

GALERIA DE IMAGENS