Cem novos servidores vão reforçar quadro do Executivo 19/09/2019 - 11:45

A estrutura da administração pública estadual recebeu nesta quarta-feira (18) o reforço de 100 novos servidores, que passam a integrar o Quadro Próprio do Poder Executivo. Em cerimônia no Palácio Iguaçu, o vice-governador Darci Piana deu posse a administradores, economistas, contadores e técnicos administrativos que passaram em concurso público feito em 2017. Outros 41 candidatos aprovados devem tomar posse em breve.

Os profissionais atuarão nas áreas administrativas, de licitações, recursos humanos e de planejamento das Secretarias de Estado da Administração e Previdência e do Planejamento e Projetos Estruturantes, além de reforçarem a equipe do Programa de Integridade e Compliance, da Controladoria-Geral do Estado (CGE).

Darci Piana ressaltou que a contratação de pessoal é necessária para oxigenar a administração pública, mesmo que o Estado adote uma série de medidas de modernização e diminuição de gastos. “O governo está preocupado em qualificar o pessoal que trabalha no Estado. Essas pessoas são concursadas e estão preparadas para assumir o lugar dos servidores aposentados”, disse. “O pessoal que está chegando vai trazer um sangue novo ao Poder Executivo, contribuindo para fazer um governo ágil, moderno e com decisões sérias e responsáveis”, afirmou.

INTEGRAÇÃO – Nas primeiras semanas, os novos servidores passarão pelo curso de Integração Funcional, que tem carga de 80 horas, organizado pela Escola de Gestão do Paraná (EGP). Na formação, são apresentadas a organização e estrutura da administração pública estadual, os direitos e deveres dos servidores, a forma de organização do Estado do Paraná, os instrumentos de planejamento, como o Plano Plurianual (PPA), e de execução orçamentária – a Lei Orçamentária Anual (LOA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

O objetivo é integrar o novo servidor ao ambiente de trabalho e para que ele conheça as funções e atribuições da secretaria em que atuará. “Eles assumirão o trabalho já conhecendo o que vão fazer”, explicou o diretor-geral da Secretaria da Administração, Bráulio Fleury. “O Estado fez poucos concursos nos últimos anos e houve, por outro lado, um grande número de aposentadorias. Ao mesmo tempo, trabalhamos com a informatização dos serviços”, disse.

TRANSPARÊNCIA – Os funcionários que reforçarão a estrutura da CGE terão um importante papel nos serviços de transparência e combate à corrupção, afirmou o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira. “Eles atuarão nas áreas de controle interno, no programa de compliance, de prevenção, monitoramento e de reação a qualquer irregularidade e desvio de corrupção. É um ganho primoroso para a administração”, afirmou.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade os secretários da Administração, Reinhold Stephanes; e do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge; e os deputados estaduais Élio Rush e Luiz Fernando Guerra.