SEAP e SETI assinam termo de intercâmbio e cooperação técnico-científica e cultural 23/05/2013 - 10:20

A secretária da Administração e da Previdência, Dinorah Botto Portugal Nogara, e o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Santos Leal Neto, assinaram nesta quarta-feira (22) o termo de intercâmbio e cooperação técnico-científica e cultural que reafirma a parceria já existente e amplia as atividades em conjunto. O ato foi realizado durante a reunião do Conselho dos Reitores das Universidades Estaduais do Paraná, em Curitiba. Estavam presentes reitores e vice-reitores das sete universidades estaduais do Paraná.

A capacitação dos servidores que atuam no interior do Estado é realizada pela Escola de Governo, vinculada à SEAP, em parceria com as universidades estaduais, vinculadas à SETI, na condição de Centros Formadores. “O estreitamento entre o poder público e a academia, através do termo de cooperação, impacta diretamente na melhoria da profissionalização do servidor e reflete na qualidade dos serviços prestados ao cidadão”, disse Dinorah Nogara.

De modo integrado e articulado, as partes estabelecem planos de trabalho, definindo os cursos a serem ministrados, cronogramas, ementas e seleção dos docentes. De acordo com o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o termo é um instrumento de aproximação das unidades do governo para melhor desenvolver os projetos comuns. “É uma oportunidade de nos conhecermos melhor e podermos contribuir com a SEAP no que diz respeito à qualificação e formação dos servidores do Estado. Vamos expandir as ações e proporcionar melhores condições”, afirmou Leal Neto.

Em razão da parceria entre Escola de Governo e universidades estaduais, foram realizados no ano passado 45 cursos, que beneficiaram cerca de 1.350 servidores públicos. A secretária da Administração e da Previdência disse que em 2013 estão previstos 50 cursos. Eles devem capacitar e qualificar cerca de 1.500 servidores.

O reitor da Universidade Estadual de Maringá – UEM, Júlio Santiago Prates Filho, ressaltou a relevância do trabalho desenvolvido pela SEAP e SETI. “As universidades estaduais contribuem com a cidadania no Estado do Paraná quando colocam todo conhecimento e experiência que têm à disposição da Escola de Governo, durante o processo de qualificação dos servidores públicos”, disse.

Para o vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Luciano Sant' Ana Vargas, a renovação é fundamental. “Através deste acordo, vamos trabalhar para a melhoria contínua de todas as atividades, desde as ofertas de cursos até as avaliações dos conteúdos”, afirmou Vargas.

A secretária Dinorah destacou que uma das metas de renovação da parceria é a implantação de uma Câmara Técnica, que definirá a política de graduação e pós-graduação voltada aos servidores estaduais. “De um lado, será incentivado e oportunizado o acesso de servidores a cursos superiores, na modalidade tecnólogo. De outro lado, servidores serão sensibilizados para darem continuidade a sua formação acadêmica, por meio do acesso a cursos de especialização e mestrado, em áreas do conhecimento estratégicas para a gestão estadual, aplicando o aprendizado em sua área de atuação, e, dessa forma, contribuindo para a melhoria da gestão”, afirmou a secretária.

O projeto da Câmara Técnica também contempla o estudo de viabilidade técnica e financeira para implantação de residência técnica em órgãos ou projetos específicos indicadas pelo Governo do Estado. De acordo com a gerente executiva da Escola de Governo, Francine Lia Wosniak, esta iniciativa busca incorporar o conhecimento acadêmico às práticas cotidianas profissionais, bem como expandir o conhecimento e o compartilhamento de experiências em gestão pública.