Seminário de Educação Previdenciária reforça importância do planejamento

Com participação da SEAP, encontro destacou a importância das parcerias da Paranaprevidência com órgãos no interior para levar o atendimento a servidores de todo o Estado.
Publicação
19/08/2025 - 16:42

A Paranaprevidência realizou nesta terça-feira (19) o 1º Seminário de Educação Previdenciária, evento de capacitação de agentes, colaboradores, servidores e parceiros. O evento teve a parceria da Secretaria da Administração e da Previdência (SEAP), por meio da Escola de Governo do Paraná, e do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC).

O secretário estadual da Administração e da Previdência, Luizão Goulart, abriu o evento destacando a importância da Educação Previdenciária desde o início da carreira do servidor público. “A responsabilidade de cada um dos órgãos aqui representados é de extrema importância. Hoje, estamos fazendo pelos servidores do Estado e do município aquilo que não fizeram por nós quando começamos, que é dar o acesso à informação e ao preparo para a inatividade”, destacou.

Luizão ressaltou, ainda, que o trabalho da Educação Previdenciária deve ser constante, no sentido de preparar o servidor para a aposentadoria. Ele também destacou a estabilidade da previdência do Estado. “Trabalhar com previdência sempre é desafiador, mas nos orgulhamos de poder dizer que temos uma previdência sólida, segura e equilibrada”, afirmou.

Felipe Vidigal, diretor-presidente da Paranaprevidência, destacou a importância do evento, do tema e das parcerias que possibilitam que o trabalho da instituição chegue a todos os servidores estaduais do Paraná. “Hoje contamos com a Secretaria da Educação, por meio dos Núcleos Regionais do Interior, com a Polícia Militar e com os Batalhões do Corpo de Bombeiros”, explicou. “É com essas parcerias que levamos o trabalho da previdência e o atendimento de qualidade a todos os servidores, aposentados e pensionistas que estão no Interior”.

O trabalho nesta área envolve cuidar de vidas e fazer os recursos financeiros renderem, segundo definiu Norberto Ortigara, secretário estadual da Fazenda e presidente do Conselho de Administração da Paranaprevidência. “Fomos o primeiro Estado a fazer a reforma da previdência. Ela foi necessária para equilibrar este compromisso entre gerações”, disse Ortigara. “O nosso compromisso é trabalhar, produzir e capacitar os agentes previdenciários, sejam eles funcionários da Paranaprevidência ou dos nossos parceiros, para que o nosso sistema seja cada vez mais forte”.

PARCERIAS – O encontro destacou-se por reunir grandes nomes e instituições importantes. Além da SEAP e do IPMC, participaram a OABPREV, CuritibaPREV, Polícia Militar e Batalhões do Corpo de Bombeiros, para debater temas essenciais ao setor.

A programação do seminário mesclou o aprofundamento técnico com a valorização do capital humano, oferecendo uma visão completa sobre a área. As palestras contaram com a participação de Clóvis de Barros, que abordou a resiliência, propósito e trabalho em equipe, e de Francisca Brasileiro, que conduziu um debate sobre a importância da educação previdenciária e financeira.

O evento também trouxe especialistas para discutir o futuro do setor. Leonardo Motta analisou as perspectivas dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e Elaine Cristina Cavalcanti Sales, coordenadora de Estudos Técnicos e Educação Financeira e Previdenciária do Ministério da Previdência, apresentou as ações do Ministério na área da Educação Previdenciária, principalmente as voltadas para as mulheres.

GALERIA DE IMAGENS