A Assembleia Legislativa do Paraná realizou, nesta quinta e sexta-feira (7 e 8) o curso “Elaboração de Artefatos de Planejamento das Contratações por Meio da IA”. Promovido pela Secretaria da Administração e da Previdência, por meio da Escola de Gestão do Paraná, em parceria com a ALEP, por meio da Escola do Legislativo, o evento apresentou soluções tecnológicas que podem transformar o planejamento de contratações públicas, com foco em inovação, eficiência e transparência.
Com o objetivo de qualificar os servidores estaduais e municipais na aplicação da inteligência artificial em compras, sob boas práticas de governança e gestão, a capacitação teve carga horária de 16 horas e será disponibilizada pela TV Assembleia.
No conteúdo programático, informações sobre o histórico e a ética em Inteligência Artificial, técnicas de elaboração de prompts generativos e tópicos específicos de planejamento de contratações com este recurso, como exercício de elaboração de Termo de Referência – TR – e de pesquisa de preço, entre outros.
Na abertura do evento, o secretário da Administração e da Previdência, Luizão Goulart, destacou que “a parceria entre SEAP, com a Escola de Gestão, e a Escola do Legislativo, da ALEP, vem para modernizar o sistema de compras e de gestão, de acordo com orientação do Governo do Estado. Foram mais de 600 inscritos presentes, que certamente ajudarão a aperfeiçoar processos em seus ambientes de trabalho”, afirmou.
- Servidores do Paraná recebem treinamento sobre o uso da Inteligência Artificial nas compras públicas
- Governo do Paraná realiza novo leilão de veículos com lances a partir de R$ 1,4 mil
- Administração do Estado se coloca à disposição de prefeituras da RMC para parcerias
Palestrante convidado, o auditor da Controladoria-Geral da União Sergio Tadeu Neiva Carvalho, por sua vez, expôs que, somente em 2024, o Estado do Paraná realizou mais de 2.800 licitações com 37 mil lotes, com taxa de homologação de lotes licitados de 66%, exemplificando uma aplicação do que o curso pode ajudar a aperfeiçoar: “O treinamento vem para melhorar os conhecimentos dos servidores e aumentar estes números e a eficácia geral nesse tipo de trabalho”, defendeu o especialista.
MODERNIZAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO NO PARANÁ - Para o diretor de Operacionalização para Contratações da SEAP, Vinicius de Oliveira Martins, a ideia do evento é aperfeiçoar o que os presentes já sabem fazer no dia a dia: “Durante o curso vamos perceber que o segredo do bom uso da IA pode estar nas perguntas que fazemos. Então, o curso vem para melhorar a eficiência e qualidade dos instrumentos de compras públicas, com grande foco em tirar projetos importantes do papel, como o nosso governador sempre fala”.
A diretora da Escola de Gestão do Paraná, Aline Albano Justus, celebra essa parceria: “Promover essa capacitação em parceria com a Escola do Legislativo é reafirmar o compromisso do Governo do Paraná com a inovação na gestão pública. Ao capacitar nossos servidores para utilizar a inteligência artificial nas contratações públicas, caminhamos rumo a uma administração mais eficiente, estratégica e alinhada com as melhores práticas de governança”.
Já para Jeulliano Pedroso, diretor da Escola do Legislativo, a realização conjunta do evento e outras parcerias entre poderes também trazem economia e proporcionam eficiência: “O mesmo recurso que usamos para capacitar os servidores do Executivo também beneficia os nossos aqui da Assembleia Legislativa. Afinal, temos os mesmos objetivos de que as compras aconteçam de forma mais transparente, correta, ética e rápida”.
PRESENÇAS – O evento também contou com as presenças do diretor técnico da Assembleia Legislativa do Paraná, Gudrian Lima e da subprocuradora-geral do Estado, Lucia Helena Cachoeira.