Nesta terça-feira (11/11) aconteceu o curso “Inteligência Artificial na rotina do servidor público”, promovido pela Secretaria da Administração e da Previdência (SEAP), por meio da Escola de Gestão do Paraná. A iniciativa aconteceu no Palácio das Araucárias, no Auditório Mario Lobo.
A ação teve como objetivo capacitar servidores públicos para o uso estratégico e ético de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) em suas rotinas de trabalho, promovendo a automatização de tarefas repetitivas, a melhoria na comunicação institucional e a otimização de processos administrativos.
“A Inteligência Artificial pode ser usada de diversas maneiras positivas no serviço público, e esse curso está aqui justamente para nos ajudar a aperfeiçoar o nosso trabalho através dessas ferramentas. A Secretaria da Administração está muito comprometida em modernizar e aperfeiçoar cada vez mais o serviço público”, afirmou o secretário da Administração e da Previdência, Luizão Goulart.
- Seminário discute compras públicas, inovação e eficiência administrativa
- Arquivo Público do Paraná inaugura exposição valorizando a história do cooperativismo
- 459 vagas em 95 mestrados: Paraná terá o maior programa de qualificação de servidores do Brasil
Ao longo do dia, os servidores conheceram funcionalidades básicas da IA, maneiras de usar a ferramenta para aumento de produtividade e otimização de tempo, e entenderam mais sobre o desenvolvimento de projetos voltados à modernização, e sobre boas práticas de ética, segurança da informação e proteção de dados no uso de tecnologias inteligentes.
“A transformação digital é uma realidade que já faz parte do serviço público, e compreender o uso ético e estratégico da Inteligência Artificial é um passo essencial para aprimorar a eficiência e a qualidade das entregas do Estado. Ao promover essa capacitação, a Escola de Gestão do Paraná reforça seu compromisso com a inovação e com o desenvolvimento de competências que contribuam para uma administração pública mais moderna, produtiva e preparada para os desafios do futuro”, disse a diretora da Escola de Gestão do Paraná, Aline Albano Justus.
A capacitação foi ministrada pelo palestrante Bruno Romero, agente da Polícia Judiciária da PCPR e mestrando em Direito pela UEL.
COMPROMISSO COM A INOVAÇÃO – A palestra é mais um exemplo do compromisso do Governo do Paraná com a inovação, promovendo diversas capacitações sobre o tema, principalmente em relação à inteligência artificial.
A Seap, por meio da Escola de Gestão, organizou recentemente iniciativas como a Jornada dos Municípios, uma capacitação em parceria com Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) que se estende até 2026, e um seminário sobre inovação nas compras públicas do Estado.










