Arquitetos e engenheiros participam de curso sobre avaliação de imóveis 07/06/2017 - 09:23

Começou nesta quarta-feira (07), e vai até sexta-feira (09), o curso presencial “Avaliação de imóveis públicos – área urbana”, destinado a engenheiros e arquitetos do Estado que atuam diretamente nessa área. A capacitação tratará de elaboração de laudos de avaliação de imóveis urbanos, principalmente, por inferência estatística.

O objetivo é proporcionar aos servidores o desenvolvimento de competências alinhadas ao perfil desejado para o avaliador de imóvel, tendo em vista a continuidade dos serviços pelo próprio Estado e a ampliação do número de profissionais aptos ao desenvolvimento da atividade.

De acordo com o docente, o engenheiro civil e engenheiro de segurança do trabalho, Carlos Humberto Maciel, a metodologia é baseada em processo matemático estatístico. Esse método propicia a fundamentação a partir da realidade de mercado, pela coleta de elementos amostrais disponíveis.

“A metodologia não é subjetiva ou opinativa, como o padrão dos trabalhos elaborados por corretores de imóveis”, diz Maciel. O processo é científico e baseado nas determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “Trará aos profissionais de engenharia e arquitetura uma maior segurança na elaboração e na fundamentação, e na defesa dos trabalhos desenvolvidos no Governo do Estado do Paraná e, certamente, subsídios importantes para as decisões”, afirma.

O conteúdo programático traz temas como: Regressões Lineares Múltiplas pelo Método dos Mínimos Quadrados; Correlações e Regressões; Graus de fundamentação e de precisão; interpolação extrapolação; pressupostos da metodologia; e indicadores de consistência dos modelos, entre outros.

GALERIA DE IMAGENS