Arquivo Público e Escola de Governo preparam servidores para gestão documental 21/10/2011 - 15:20

A Secretaria da Administração e Previdência, por meio do Departamento Estadual de Arquivo Público e da Escola de Governo do Paraná, vão capacitar os servidores das secretarias estaduais sobre as novas diretrizes do Programa de Gestão Documental. Nesta quarta-feira (26), um evento preparatório reunirá representantes de diversas secretarias no auditório do Arquivo Público, para um debate sobre o novo marco regulatório que está sendo construído para a gestão de todos os milhares de documentos produzidos diariamente na administração estadual, com prazos e regras detalhadas para arquivamento, conservação e eventual descarte de papéis.

A abertura do encontro será feita às 15h, pelo secretário da Administração e Previdência, Luiz Eduardo Sebastiani, e pelo diretor do Departamento Estadual de Arquivo Público, Antônio Celso Ferreira Júnior. A assessora técnica do Arquivo Público, Márcia Doré, vai explicar a evolução histórica do Programa de Gestão Documental, desde sua implantação em 1996 até hoje.

Na sequencia, representantes das comissões setoriais de gestão documental de cinco áreas do Governo – Infraestrutura e Logística, Instituto de Identificação, Fazenda, Polícia Militar e Departamento de Trânsito (Detran) – vão falar sobre o trabalho que já está sendo feito nas comissões setoriais de avaliação de documentos.

A Escola de Governo – centro de desenvolvimento de competências e formação do servidor público do Estado – terá um papel fundamental na organização dos treinamentos de servidores, por isso a gerente executiva Danielle Pizzato fará a palestra de encerramento sobre o uso da metodologia do programa de gestão de documentos.