Com avaliação médica, concurso público do IAT avança mais uma etapa 31/01/2022 - 16:52

O concurso público do Instituto Água e Terra (IAT) avançou mais uma etapa. A lista de aptos na fase de avaliação médica já está disponível para consulta no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). A avaliação médica selecionou 112 candidatos, sendo que oito não apresentaram aptidão e dez foram desclassificados antes da realização dos exames, por não cumprir critérios estabelecidos em edital, o que abre a chance de novo chamamento.

As vagas autorizadas e ofertadas no Edital n° 29/2020 – DRH/SEAP são para as seguintes funções: técnicos de manejo e meio ambiente (26), engenheiros químicos (19), engenheiros florestais (16), engenheiros agrônomos (20), geólogos (8), biólogos (8), químicos (5), engenheiros civis (17), sociólogos (1), geógrafos (3), engenheiros cartográficos (4), arquitetos (2) e médico veterinário (1).

“É um avanço importante para atender as grandes demandas da população, em especial do setor produtivo. Eles vão atuar em relação ao licenciamento, monitoramento, fiscalização e outorga de uso da água, entre outras áreas”, afirmou o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

O IAT é um órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), responsável por proteger, preservar, conservar, controlar e recuperar o patrimônio ambiental paranaense, buscando melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável com a participação da sociedade.

O secretário Márcio Nunes lembra que é o primeiro concurso público para contratação de profissionais efetivos, em 30 anos. “Em 2019, o Instituto Água e Terra foi criado unindo, em um mesmo órgão, todas as atividades ligadas ao meio ambiente. Hoje, o IAT engloba os antigos Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Instituto de Terras, Cartografia e Geologia (ITCG), e o Instituto das Águas do Paraná”, destacou.

O órgão tem uma defasagem de pessoal por conta de diversos motivos, como aposentadoria, falecimento, entre outros. Confira  AQUI  a lista dos aprovados.

CONTRATAÇÃO – A contratação dos novos servidores do Estado se dará através da Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SEAP). Os 112 candidatos considerados aptos na Avaliação Médica integrarão proposta de nomeação que, anteriormente à efetivação, mediante edição de decreto pelo Governador do Estado, tramitará pelos órgãos competentes, conforme estipulado na legislação.

Os candidatos deverão acompanhar os atos e comunicados do concurso no site https://www.ibfc.org.br/concurso/concurso_selecionado/367. Os novos profissionais terão vencimento básico que varia de R$ 1.600,99 a R$ 3.842,33, mais as bonificações (Decreto n° 10.087/2022 – Tabela atualizada conforme a Lei nº 20.934, de 17 de dezembro de 2021).