Concurso Servir com Arte divulga a lista dos servidores vencedores de 2011 01/11/2011 - 14:40

A Escola de Governo do Paraná – centro de formação e desenvolvimento de competências do servidor público do Estado – divulgou nesta segunda-feira (31) o nome dos vencedores do concurso de Conto, Poesia, Crônica e Fotografia do Programa “Servir com Arte” edição 2011.
O concurso premia anualmente as melhores manifestações artísticas dos servidores públicos da administração estadual, e neste ano teve 598 inscritos nas quatro categorias. Foram 220 trabalhos de poesia, 115 contos, 89 crônicas e 174 fotografias.

Em primeiro lugar na categoria Conto ficou o servidor Hermínio Back da Procuradoria Geral do Estado (PGE), com o texto “Eles não voltarão”. O segundo colocado foi Luiz Gustavo Martins, da COPEL, com o texto “Asfalto quente”. Em terceiro ficou Ricardo Batista dos Santos, da Secretaria da Educação, com “O cancelamento do inferno”.

Na categoria Poesia, o vencedor foi o servidor Helder Louis Rodrigues, do Tribunal de Justiça do Paraná, com a obra “Vôo”. O segundo colocado foi Marcel da Cruz Fernandes da Conceição, da Associação dos Portos e Paranaguá e Antonina (APPA), com “Costume para Kafka”. Em terceiro ficou Jane Maria Sprenger Bodnar, da Secretaria da Educação, com a poesia “Coluna”.

Os três vencedores da categoria Crônica, são da Secretaria da Educação. A primeira colocada foi Angelita Avi Pugliesi Martins, com o texto “Trinta e nove semanas”. Em segundo lugar ficou Fabiana M. Affessoni, com a crônica “À Espera”. Em terceiro ficou Luciano Antonio, com “Viver, ser: humano”.

Entre as fotografias inscritas pelos servidores, a campeã foi a imagem intitulada “Domingo no Botânico”, de Soraia Giordani, da COPEL. Em segundo lugar ficou a foto “Pescador”, de Eorivaldo Xavier de Oliveira Junior, da Sanepar, e em terceiro ficou Giuliano Gomes Roman, com a imagem “Quero apenas um lar”. As fotografias serão divulgadas no portal de internet da Escola de Governo (www.escoladegoverno.pr.gov.br) nos próximos dias. No portal da Escola de Governo também está disponível a íntegra dos resultados, inclusive com as menções honrosas de cada categoria.

Os primeiros colocados receberão prêmio no valor de R$ 3 mil. Os segundos lugares ganharão R$ 2 mil, e os terceiros colocados, R$ 1 mil. O evento de premiação acontecerá ainda neste ano, em data a ser divulgada nos próximos dias. Todos os trabalhos vencedores, bem como as menções honrosas, serão publicados em livro a ser lançado nos próximos meses.

“Os servidores nos surpreenderam com sua participação e inspiração”, afirmou Danielle Pizzato, coordenadora da Escola de Governo. Ela recebeu a lista com os nomes dos vencedores do diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira, nesta segunda-feira (31). A Biblioteca Pública deu apoio institucional ao concurso, indicando os integrantes e coordenando as Comissões Julgadoras dos trabalhos escritos, enquanto o Museu da Imagem e do Som – ambos integrantes da Secretaria da Cultura do Paraná – ficou encarregado do trabalho de análise das fotografias.

Além da Secretaria da Cultura, o “Servir com Arte 2011” também tem apoio da Fundação Araucária, da Rádio e Televisão Educativa do Paraná, do Teatro Guaíra, e é patrocinado pela Caixa Econômica Federal.

Talentos – O objetivo do programa Servir com Arte, que já está na sua quarta edição, é incentivar os talentos artísticos dos servidores da administração estadual direta e indireta. “Buscamos valorizar e promover o desenvolvimento da criação artística dos servidores para além do ambiente profissional, e a premiação de talentos entre nossos servidores é a melhor forma de reconhecimento” afirma o secretário da Administração, Luiz Eduardo Sebastiani. A Secretaria da Administração é responsável pela Escola de Governo.

“Outro aspecto positivo do concurso é a promoção de um intercâmbio cultural entre os órgãos e unidades, devido ao interesse dos servidores pela produção artística dos colegas de outras áreas”, afirma a diretora de Recursos Humanos da SEAP, Solange Mattiello.

A coordenadora da Comissão Organizadora do concurso, Débora Perini, agradeceu a participação dos servidores inscritos. “A adesão dos servidores e sua dedicação engrandecem a qualidade do serviço público, que conta em seus quadros com pessoas polivalentes, com grande competência técnica e cultural”, afirmou Débora.