Deap e UFPR organizam arquivos do Conselho Regional de Desportos 17/10/2014 - 15:20

Uma parceira entre o Departamento Estadual de Arquivo Público (Deap), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, e o Departamento de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está permitindo a descrição arquivística do acervo do Conselho Regional de Desportos (CRD) entre os anos de 1941 a 1985. O trabalho foi reconhecido pela Revista Acervo, do Arquivo Nacional, uma das mais respeitadas do País, que publicou artigo na última edição online.

O texto é assinado pelo Dr. Luiz Carlos Ribeiro, da UFPR; pela diretora do Deap, Maria da Graça Simão Gonçalves; pela coordenadora de Documentação Permanente do Arquivo Público do Paraná, Solange de Oliveira Rocha; e pelo coordenador do Programa de Gestão Documental do Arquivo Público do Paraná, Gilberto Martins Ayres.

O Conselho Nacional de Desportos e os conselhos regionais foram instituídos em 1941, durante o período de turbulência política do governo do presidente Getúlio Vargas, conhecido como Estado Novo. Posteriormente, houve uma tentativa de reestruturá-los, novamente em uma conjuntura autoritária da sociedade brasileira, entre 1975 e 1977.

O Arquivo Público do Paraná havia recebido milhares de documentos em 1987 com pouca ou nenhuma identificação e sem qualquer organização. Somente em 2012 foi dado início ao tratamento técnico da documentação, pela parceria firmada com a UFPR, que envolve alunos da pós-graduação em História e bolsistas de graduação, que recebem noções de técnicas básicas de arquivologia.

O acervo do CRD-PR de posse do Deap é de aproximadamente 70 mil documentos originais e cópias, manuscritos, datilografados, impressos e fotografias. O projeto que vem sendo desenvolvido e foi descrito na Revista Acervo consiste na identificação, descrição, classificação e disponibilização para a comunidade científica e público em geral, via web.

Até agora, os conteúdos de 142 das 264 caixas de documentos já foram classificados e divididos em seis séries documentais: atestados liberatórios, atletismo, contratos, ofícios, rescisão de contrato e termos de empréstimo. São 1.493 itens disponíveis para consulta pública e prontos para serem divulgados na web.

Clique aqui para acessar o artigo na Revista Acervo.