Em 10 anos, e-Protocolo do Governo do Paraná soma 6 milhões de processos eletrônicos 07/02/2024 - 11:29

O e-Protocolo, sistema digital de tramitação de processos do Governo do Paraná, celebra em 2024 uma década com mais de 6 milhões de processos eletrônicos tramitados. Além disso, dados de 2 milhões de processos físicos foram integrados ao sistema. A utilização da ferramenta digital traz celeridade nos assuntos de governo e proporciona economia ao poder público.

De acordo com levantamento do Arquivo Público do Paraná, responsável pela preservação de documentos históricos, o custo mensal para o armazenamento de 100 mil protocolos físicos é de R$ 41.259,60, levando em consideração os gastos com energia elétrica, pagamento de servidores e manutenção. Apenas em 2023, o Estado economizou cerca de R$ 660 mil com o uso do e-Protocolo. Entre janeiro e dezembro, 1,6 milhão de protocolos tramitaram pelo sistema.

Além dos benefícios econômicos, o e-Protocolo também se estabeleceu como uma ferramenta de diálogo entre o cidadão e o Governo do Estado. No último ano, o sistema registrou a abertura de 908,9 mil protocolos por parte dos cidadãos, representando 57% do total de processos que tramitaram no Estado.

“Essa interação direta demonstra a facilidade e a acessibilidade que o e-Protocolo proporciona aos cidadãos na busca por atendimento e serviços públicos”, afirma o secretário estadual da Administração e da Previdência, Elisandro Frigo.

PESQUISA – Em comemoração aos dez anos do e-Protocolo, a Secretaria promove uma pesquisa junto aos usuários da ferramenta. A intenção é colher feedbacks que possam indicar oportunidades de melhoria e aprimoramento. Os usuários podem participar da pesquisa clicando AQUI.