Escola de Governo lança programa de cursos para o segundo semestre 13/07/2011 - 14:20

A Escola de Governo do Paraná – Centro de formação e desenvolvimento em gestão pública – lançou nesta semana o programa de desenvolvimento de competências para o segundo semestre, são cursos presenciais, na modalidade de ensino à distância, e palestras por webconferência. As informações completas estão no portal da instituição: www.escoladegoverno.pr.gov.br.
A programação revela o foco do novo governo na linha de trabalho para a Escola, oferecendo uma grande número de cursos técnicos, a novidade está na divisão dos cursos, que será uma tendencia na nova política de recursos humanos, por competências. Todos os cursos oferecidos estão alinhados com as diretrizes de governo. “Nossa política de desenvolvimento de recursos humanos é fortemente voltada à melhoria da qualidade do serviço público prestado ao cidadão”, afirma o governador Beto Richa.
Os cursos são abertos a todos os servidores. É preciso fazer a pré-inscrição pela internet, acessando o portal da Escola de Governo e clicando no link do Programa de Desenvolvimento de Competências (PDC). O servidor deve informar o contato de seu gerente imediato na pré-inscrição, pois ambos serão informados posteriormente sobre a confirmação da inscrição no curso pretendido.
O calendário dos cursos já está disponível na internet. No site da Escola de Governo, o servidor encontra as ementas e a metodologia de cada curso.
O cursos presenciais serão oferecidos em Curitiba e em todo o Estado, por meio de parceria da Escola de Governo com os centros formadores e as universidades estaduais. O calendário dos cursos do interior será divulgado até o fim do mês, com aulas disponíveis de agosto até dezembro.
O secretário Luiz Eduardo Sebastiani explica que a ênfase está nos treinamentos mais técnicos, com impacto direto no aperfeiçoamento imediato do serviço público. O secretário ressalta que a escolarização formal continuará sendo oferecida, inclusive com novas turmas de tecnólogos em gestão pública, de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Também será fortalecida a escolarização de nível básico. Para isso, os servidores que ainda não concluíram o ensino médio ou fundamental podem procurar a qualquer momento as unidades de Recursos Humanos a que estiverem vinculados.
A Escola de Governo fortalecerá o atendimento às necessidades específicas de cada secretaria e órgão público estadual, chamados de cursos customizados, oferecendo consultoria na área de desenvolvimento de pessoas. O foco é colaborar com as secretarias e órgãos no aperfeiçoamento do trabalho com o objetivo de atingir as metas estabelecidas.
“Os programas de treinamento e desenvolvimento deverão inserir cidadania corporativa através do conhecimento da estrutura do Estado, da preservação de valores e da cultura, do estímulo a auto-estima do servidor e do fortalecimento do seu vinculo com o Estado”, afirma Solange Mattiello, diretora de recursos humanos do Estado.
As informações completas estão no portal da instituição: www.escoladegoverno.pr.gov.br.