Mais de 60 mil contas Google de servidores do Estado já estão ativas, uma marca que foi atingida nesta segunda-feira (1º). A migração para o Google Workspace, conjunto de ferramentas de produtividade e colaboração voltado para uso profissional, faz parte da parceria firmada entre o Governo do Estado e o Google, que prevê a habilitação de quase 90 mil contas.
Ao todo, 26 secretarias e órgãos da administração direta passarão a utilizar as ferramentas, que vêm sendo adotadas desde o início de novembro, após a Secretaria da Administração e da Previdência (SEAP), por meio do Departamento de Operações e Serviços (DOS), firmar contrato com a Celepar para implementar o Google Workspace nos diferentes setores do governo estadual.
"Essa iniciativa é parte de uma transformação digital que está acontecendo no Governo do Paraná. O serviço público exige integração, segurança e menos burocracia, e o Google Workspace é uma plataforma completa de trabalho e colaboração", diz o secretário da Administração e da Previdência, Luizão Goulart.
A ação é uma racionalização de recursos, já que, até então, cada entidade pública precisava ter o próprio contrato de utilização de plataformas operacionais de trabalho, nem sempre do mesmo modelo, fornecedor, compatibilidade ou nível de atualização.
Na SEAP, já teve início o processo de capacitação para que servidores estaduais sejam treinados no uso das ferramentas do Workspace, com apoio da equipe de suporte do Departamento de Tecnologia da Informação e de Núcleos Administrativos Setoriais (DTIN). O objetivo é garantir que as equipes integrem com facilidade os novos recursos à rotina de trabalho.
FERRAMENTAS - O modelo é fornecido por meio da atuação da Celepar como revendedora do Google, ação possível graças à parceria concretizada entre as duas empresas em junho deste ano. O conjunto de ferramentas do Workspace inclui serviços de criação e colaboração, como Google Docs (editor de texto), planilhas, apresentações, formulários e drive (para armazenamento de arquivos em nuvem).
- Governo do Paraná vai pagar 13º salário integral nesta sexta (05)
- Adesão gratuita dos municípios ao sistema eProtocolo encerra em 10 de dezembro
- Estado e Assembleia Legislativa firmam cooperação técnica para otimizar compras públicas
De acordo com o diretor-presidente da Celepar, Gustavo Garbosa, a adoção do Workspace atende à necessidade de padronização e modernização dos fluxos digitais do Estado. “A migração amplia a interoperabilidade entre órgãos e estabelece uma base tecnológica unificada para as equipes”, afirma.
Além disso, a plataforma possui recursos de Inteligência Artificial, área estratégica para o governo, por meio do Gemini. Ele é integrado aos aplicativos para auxiliar na redação de textos, análise de dados, geração de apresentações e automatização de tarefas. O Google Workspace também reúne soluções de comunicação e organização, como Gmail, Agenda, Meet e Chat, utilizadas para centralizar mensagens, reuniões e compromissos de trabalho.



