Estado bate recorde de certificados emitidos pela Escola de Gestão em 2023 02/01/2024 - 13:44

A Escola de Gestão do Paraná, vinculada à Secretaria da Administração e da Previdência, registrou recorde na emissão de certificados em 2023, com um aumento expressivo de 111% em comparação com o ano passado: foram 73.499 certificações em 2023, frente a 34.700 no ano anterior. O resultado é o maior desde que a Escola foi criada, em 2004.

Entre 2019 e 2023, a Escola emitiu 160.821 certificados. Embora os cursos sejam disponibilizados em sua maioria para o público em geral, são os servidores públicos estaduais que aparecem entre os recordistas de certificações.

Para o secretário da Administração, Elisandro Frigo, a constante capacitação dos servidores estaduais é fundamental para a eficiência e excelência no serviço público. “Servidores continuamente capacitados representam um diferencial para o Estado, contribuindo para a melhoria dos serviços oferecidos à população”, reflete.

Como exemplo, o ele cita os cursos ofertados sobre a Nova Lei de Licitações. “O Estado foi o primeiro do Brasil a estar pronto para atender a nova regulamentação e já bate recordes de capacitação sobre a temática em encontros que abordaram diferentes aspectos da lei. Foram mais de 12,5 mil pessoas capacitadas sobre o tema apenas neste ano”, conta.

No ranking de 2023, entre os cinco primeiros colocados no número de certificações, quatro são servidores da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar).

“A qualificação dos servidores é um elemento fundamental para garantir a qualidade do trabalho desenvolvido pela Agência. Essa conquista é um passo importante para o fortalecimento institucional, já que demonstra que essa cultura de busca contínua por aperfeiçoamento foi internalizada na consciência dos servidores”, celebra o diretor-presidente da instituição, Reinhold Stephanes.

Segundo a diretora da Escola de Gestão do Paraná, Aline Albano Justus, o crescimento recorde foi impulsionado pela retomada dos eventos presenciais e a colaboração estratégica entre a SEAP, via Escola de Gestão, com os demais órgãos do governo.

“Essa parceria permitiu a oferta de cursos atualizados, abordando temas cruciais que impactam diretamente a rotina do serviço público”, comenta. De acordo com a diretora, foram 389 eventos promovidos pela Escola de Gestão em parceria com diferentes instituições em 2023.

PERFIL DOS ALUNOS – Entre os mais de 73 mil certificados emitidos, quase 60% foram para mulheres. Além dos servidores estaduais, participaram servidores municipais, abrangendo os 399 municípios do Paraná, e membros da comunidade em geral.

ESCOLA – A Escola, com mais de 100 cursos em sua grade permanente, também disponibiliza transmissões e webinars gratuitos por meio de seu canal no YouTube, democratizando o acesso ao conhecimento e à capacitação. Acesse AQUI a grade de cursos permanentes e gratuitos.