Estado investe R$ 33 milhões para aprimorar gestão pública 22/03/2018 - 09:00

O secretário da Administração e da Previdência, Fernando Ghignone, apresentou nesta quarta-feira (21), ao governador Beto Richa e aos representantes do Banco Mundial, um balanço dos projetos financiados pelo Bird na Pasta. Estão sendo investidos cerca de R$ 33 milhões, para o desenvolvimento de cinco ações estratégicas.

Dessas, duas estão em execução e as outras, em fase de contratação de consultoria especializada. “Todos os projetos carregam o aspecto inovador e são estratégicos na administração estadual, refletindo diretamente na melhoria da qualidade de gestão pública, no crescimento profissional dos servidores e no bem-estar da sociedade”, disse o secretário.

Entre os projetos em execução está o Programa de Aprendizagem para Resultados, desenvolvido pela Escola de Gestão do Paraná, em consonância com a agenda estratégica e diretrizes da administração estadual. Desde 2016, foram capacitados mais de 22 mil gestores dos poderes Executivo estadual e municipal, além de Legislativo e Judiciário, por meio de 260 eventos nas modalidades presencial e a distância.

IMÓVEIS - Também está em desenvolvimento o projeto de Atualização do Cadastro Imobiliário do Paraná, envolvendo 3.660 imóveis em todo o Estado. Dessa forma, o Estado passará a ter pleno controle da gestão do patrimônio. Em fase de contratação de consultoria está o projeto de dimensionamento da força de trabalho, com previsão de que o Estado possa recompor o pessoal, a partir de um planejamento estratégico.

Na mesma situação está o estudo de um modelo ideal para composição, dimensionamento e gestão da frota de veículos oficiais, respeitando as necessidades de cada um dos órgãos do Estado e tendo como premissas a garantia de eficiência, economia e boa prestação de serviço.

Também em fase de contratação de consultoria estão os estudos para implantação de novo modelo de sistema de atenção à saúde dos servidores públicos. Serão desenvolvidos cálculos atuariais e avaliações técnica e jurídica de modelos alternativos que garantam bom atendimento e sustentação econômico-financeira.

REVISTA – O secretário apresentou, ainda, a quinta edição da Revista Inovação em Gestão Pública Paraná. O objetivo é compartilhar os conhecimentos e experiências dos servidores públicos, com a divulgação de boas práticas e pesquisas acadêmicas, em áreas consideradas estratégicas para a administração estadual. “É uma das formas que o Estado tem de valorizar o esforço dos servidores para fazerem a diferença em seus locais de trabalho e em suas comunidades”, disse Ghignone.

A quinta edição aborda essencialmente a Gestão de Inovação e o papel do servidor público como agente de transformação. Entre os destaques tecnológicos estão o lançamento do Novo Siaf e o Sistema Paranaense de Parques Tecnológicos. Há relatos também de iniciativas particulares ou de equipes que, com suas boas práticas, promovem o bem-estar social, como no caso de ações do Programa Família Paranaense, ou as promovidas por servidores de vários outros órgãos estaduais, além de algumas prefeituras.

Desde o lançamento da primeira edição, ocorrido em setembro de 2016, já foram registradas mais de 35.000 visualizações no formato online da revista. Todas podem ser consultadas no portal da Escola de Gestão do Paraná. A cada três meses, que é a periodicidade da Revista, também é produzida uma versão impressa, que é enviada a órgãos públicos do Estado.