Nesta segunda-feira (15/09), ocorreu a abertura da exposição “Memórias do Legislativo: 171 anos de história da casa de leis do Paraná”, celebrando a história da Assembleia Legislativa do Paraná, que completou 171 anos em julho deste ano.
Entre os destaques da exposição está a máscara mortuária de Zacarias de Góes e Vasconcellos, primeiro presidente da Província do Paraná e fundador do local.
“Hoje estamos revivendo as memórias da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, e fazendo uma justa homenagem a Zacarias de Góes e Vasconcelos, que, há 171 anos, fundou a Assembleia”, valorizou o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi.
A exposição foi organizada pela Secretaria da Administração e da Previdência, por meio do Arquivo Público do Paraná, e fica disponível até a próxima sexta-feira (19/09), na própria Assembleia.
O secretário da Administração e da Previdência, Luizão Goulart, destacou a importância de homenagear a Assembleia e seu fundador: “O surgimento da Assembleia tem uma relação direta com a emancipação do Paraná, e o Zacarias foi uma figura muito importante nesse sentido, também fundando o Arquivo Público do Paraná.”
- Leilões de veículos do Estado atingem R$ 10,4 milhões, maior arrecadação dos últimos 5 anos
- Programa TaxiGov gera economia de R$ 3,7 milhões aos cofres públicos desde 2020
- Paranaprevidência compartilha boas práticas de gestão em seminário internacional
A iniciativa foi proposta pela deputada estadual Marli Paulino, que ressaltou a riqueza dos itens escolhidos para a exposição. “Esse acervo tão refinado retrata a história política do Paraná, da qual temos muito orgulho de fazer parte.”
A Assembleia também recebeu uma reprodução da máscara mortuária, concedida como presente da Secretaria da Administração e da Previdência, feita em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).
ACERVO – Além da máscara de Zacarias de Góis e Vasconcelos, a exposição conta com a Constituição do Estado do Paraná de 1947, a Lei de Emancipação do Estado do Paraná, demais leis importantes para a história do Estado, um brasão do Estado do Paraná, e outros registros históricos.
“Essa exposição não estaria acontecendo se, no passado, não existissem servidores engajados com a gestão documental, por isso precisamos continuar fazendo esse trabalho”, explicou a diretora do Arquivo Público do Paraná, Fabiane Bergmann.
PRESENÇAS – Também estiveram presentes a diretora-geral da Secretaria da Administração e da Previdência, Maria Carmen Carneiro de Melo Albanske; o diretor Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná, Dylliardi Alessi; o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, Gugu Bueno; o representante do Tribunal Regional Eleitoral, Sigurd Roberto Bengtsson, e a representante da Controladoria-Geral do Estado do Paraná, Carla Fernandes Araujo Demchuk.