Fórum do Consad discute qualidade do gasto público 10/08/2015 - 16:20

A secretária da Administração e da Previdência do Paraná, Dinorah Botto portugal Nogara, participa, de 13 a 14 de agosto, em Florianópolis, da 98.ª edição do Fórum do Conselho Nacional de Secretários da Administração (Consad). Um dos temas a serem discutidos é a nova agenda da gestão pública, com foco na qualidade do gasto.

“O Estado do Paraná vem fazendo um esforço nos últimos anos para incrementar cada vez mais suas fontes de arrecadação, ao mesmo tempo em que adotou várias iniciativas com o objetivo de reduzir gastos. O ajuste fiscal no Paraná está em andamento, com resultados promissores, e a discussão sobre a qualidade dos gastos públicos envolvendo vários secretários será proveitosa para todos”, disse a secretária.

A presidente do Consad e secretária de Administração do Pará, Alice Viana, afirmou que a programação do fórum prevê o estudo de alternativas para fortificar a gestão pública brasileira. “A atual conjuntura, caracterizada por uma dramática crise fiscal e financeira, exige muito mais dos estados, pois não há como falar em desenvolvimento de políticas públicas e desenvolvimento do País, sem desenvolvimento econômico”, disse.

O ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, também participará do encontro. Para ele, a construção de uma agenda nacional de gestão pública que atenda aos anseios dos governos federal, estadual e municipal é uma das soluções para a crise. “Estamos em um momento de inflexão na história do País, que exige uma inovação institucional e uma reorientação do caminho econômico e social”, afirmou.

O consultor legislativo do Senado, Marcos Mendes, falará sobre a crise e o ajuste fiscal nos Estados. Para ele, a crise não é passageira e, caso o Governo Federal não tome providências em curto prazo, pode se alongar por mais de quatro anos. “O quadro não é muito animador. Hoje, as despesas estaduais estão muito altas e existe uma incapacidade de se levantar receitas. É preciso que se pense na qualidade do gasto público”, acentuou.

Veja aqui a programação completa do fórum

Fonte: Assessoria de Imprensa do Consad

GALERIA DE IMAGENS

  • Secretários de Administração e de Gestão dos Estados reúnem-se em Florianópolis para discutir soluções para a crise financeira e fiscal