Gestores de RH discutem planejamento estratégico 19/02/2018 - 16:20

A Secretaria de Estado da Administração e da Previdência iniciou, na tarde desta segunda-feira (19), a primeira fase do projeto que visa à elaboração do planejamento estratégico específico de gestão de pessoas dos órgãos da administração direta e indireta do Poder Executivo.

Para isso, servidores e gestores das unidades de Recursos Humanos participaram de um seminário sobre as boas práticas de gestão de pessoas, no auditório do Palácio das Araucárias. O evento foi transmitido via web para todo Estado.

“Até hoje, o Estado teve os setores de Recursos Humanos trabalhando em seus próprios redutos, em suas instituições, mas agora poderemos partir para um processo de reflexão e integração do planejamento estratégico para todo o Estado”, afirmou o secretário da Administração e da Previdência, Fernando Ghignone, na abertura do seminário.

FASES - O diretor do Departamento de Recursos Humanos, Jorge Sampol Pou, destacou as quatro fases do processo a ser conduzido pela Escola de Gestão do Paraná. A primeira foi o seminário desta segunda-feira com o convite para a reflexão e para se ter um diagnóstico preciso do que está acontecendo em cada uma das unidades.

A partir daí, entra-se na segunda fase, com um curso de planejamento estratégico, para que todos os gestores de RH sejam capacitados na elaboração desse plano, identificando claramente as prioridades nas unidades individuais e no Estado como um todo.

Na terceira fase, a proposta é discutir um processo de avaliação de desempenho que possa servir para o Estado, mas respeitando as individualidades de cada um dos regimes de gestão de RH. E, finalmente, uma empresa especializada deverá fazer o dimensionamento do quadro de recursos humanos do Estado, possibilitando uma distribuição adequada entre os diversos setores.