Governo promove Mestrado em Políticas Públicas para Servidores Estaduais 04/05/2012 - 11:08

Ocorreu, no final do mês de abril (27/04), no Palácio das Araucárias, em Curitiba, a aula inaugural do Mestrado Profissional em Políticas Públicas, realizado pelo Estado por meio da Escola de Governo. Com duração de dois anos, o curso formará 30 servidores estaduais em Planejamento e Implementação de Políticas Públicas, para atuação na estrutura governamental. As aulas são presenciais, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), e começam no dia 4 de maio.

“Aprimorar a formação dos servidores é essencial para melhorarmos a atuação e os serviços prestados pelo Estado”, afirmou o secretário de Estado da Administração e Previdência, Luiz Eduardo Sebastiani, que participou da aula inaugural.

O Mestrado Profissional em Políticas Públicas é promovido em parceria pelas secretarias estaduais da Administração e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com o apoio da UEM. Os 30 servidores passaram por processo seletivo e atuam em diferrentes áreas do governo estadual, entre as quais Educação, Segurança Pública, Agricultura, Ciência e Tecnologia e Saúde.

O curso terá 300 horas/aula e mais 300 horas de estágio no trabalho, com acompanhamento técnico da universidade. As aulas serão realizadas às sextas-feiras (tarde e noite) e sábados (manhã e tarde) na UEM. De acordo com a coordenadora Ana Lúcia Rodrigues, o curso será dividido em duas etapas. “Na primeira fase, os alunos terão três disciplinas com ênfase em Políticas Públicas Gerais. Após esta etapa, cada servidor selecionará disciplinas específicas de sua área de atuação, em cursos opcionais”, explicou.

Segundo Ana Lúcia, o diferencial do curso é que, além da parte teórica, inclui elaboração e implementação de projetos: “Durante o curso os alunos vão aprender a elaborar projetos a serem implantados nos órgãos em que atuam. E na conclusão do curso terão que apresentar um projeto de política pública”.Este é o segundo mestrado promovido pelo governo estadual e o primeiro da gestão atual. O curso é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Palestrante Ana Lúcia comentando sobre a importância do Mestrado Profissional para os servidores estaduais.

AULA INAUGURAL
Na aula inaugural, realizada nesta sexta-feira, os servidores assistiram a uma palestrada ministrada pela secretária adjunta da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Paula Montagner. A secretária apresentou um estudo do governo federal apontando a necessidade de integração e articulação nos diversos níveis do setor público.

“Notamos a grande necessidade de avançar e articular as políticas. Temos que criar, gerir e avaliar as ações e esperamos parcerias múltiplas a partir deste mestrado”, disse. A secretária destacou ainda a necessidade de oferecer serviços que correspondam ao que a sociedade espera da administração pública. “Hoje, nós lidamos com uma população cada vez mais educada, inteligente e participativa”, afirmou ela.

Esta notícia foi publicada em 27/04/2012 no site http://www.aen.pr.gov.br/. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.