Granja do Canguiri será transformada no primeiro colégio de inovação 4.0 28/07/2020 - 14:28

No dia do Agricultor (28), a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Paraná (Fetaep) com apoio do Governo do Estado, lançaram o Pense Agro, um hackathon para fomentar a cultura da inovação na agricultura familiar e desenvolver soluções tecnológicas para os colégios agrícolas paranaenses.

No lançamento, realizado nesta terça-feira (28), em encontro virtual, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou a transferência da Granja Canguiri, que foi residência oficial dos governadores, para a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.  “Nossa proposta, desde antes de assumir o governo, era fazer com que essa área pudesse ser colocada disposição da Secretaria de Educação com a Secretaria de Agricultura e montar no espaço o primeiro colégio de inovação 4.0, mostrando o compromisso com a educação”, disse Ratinho Junior.

O governador também destacou o produtor rural paranaense e o protagonismo do Paraná no agronegócio mundial.

HACKATHON - O Pense Agro busca ideias da comunidade para o projeto-piloto da Escola Agrícola 4.0. A ideia é transformar a Granja Canquiri em espaço de suporte para o Colégio Estadual de Educação Profissionalizante (CEEP) Newton Freire Maia.

No lançamento, Marcos Júnior Brambilla, Presidente da Fetaep, falou da “importância no avanço de ações que possam trazer qualidade de vida e conhecimento acessível”, ações essas que formam os três principais temas do hackathon:  uso e reuso da água no processo produtivo, eficiência energética e horticultura em condições climáticas adversas.

APOIAR – O secretário da Administração e da Previdência, Marcel Micheletto, também reforçou o apoio ao agricultor como estratégia para o desenvolvimento do Paraná. “É necessário ajudar o produtor rural a ter cada vez mais resultado e subsídios neste cenário do mundo moderno”, afirmou Micheletto, que também participou do encontro online.

PRESENÇAS – Participaram também do lançamento o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o superintendente de Inovação, Henrique Domakoski; os presidentes da Copel, Daniel Slaviero; e da Celepar, Leandro de Moura; o superintendente do Sebrae-PR, Vítor Tioqueta; o diretor do CEEP Newton Freire Maia, Edson Magalhães Blum; Marcos Pelegrina, da coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; e Mauro Fávero, vice-presidente de Vendas e Serviços para a América Latina da Huqsvarma.